Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoseWillamesDaSilvaSiqueira_tcc.pdf1,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de periódicos científicos de acesso aberto em português que publicaram sobre a temática étnico-racial
Autor(es): Siqueira, José Willames da Silva
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Acesso à informação
Relações étnico-raciais
Periódicos científicos
Comunicação científica
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: SIQUEIRA, José Willames da Silva. Análise de periódicos científicos de acesso aberto em português que publicaram sobre a temática étnico-racial. 2022. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa busca investigar os periódicos disponíveis em acesso aberto que trabalham com a temática étnico-racial. Tem como objetivo geral analisar os periódicos científicos de acesso aberto que trabalham com a temática étnico-racial por meio da identificação e caracterização destes periódicos. A discussão é apoiada pela revisão de literatura que apresentou temas e conceitos importantes para a comunicação científica, para os periódicos em acesso aberto e para a questão racial, argumentando principalmente sobre duas questões principais: a primeira as vantagens que o movimento de acesso aberto trouxe para as publicações científicas, principalmente para os periódicos; e a segunda como o acesso aberto democratiza o acesso à ciência, e consequentemente os temas que são historicamente excluídos dos grandes debates científicos. Utiliza-se como metodologia os métodos mistos, com abordagens qualitativas e quantitativas. Utilizou como ferramenta a base de dados DOAJ, na qual foram identificados 315 periódicos que abordam a temática e cumprem os critérios estabelecidos por essa pesquisa. A partir do universo identificador, foram analisadas as seguintes características: ano de publicação, periodicidade, país de origem e área do conhecimento das revistas. Utilizou a ferramenta Voyant Tools para, através do escopo das revistas, identificar os principais assuntos destes periódicos. Reconheceu-se a importância dos periódicos científicos disponíveis em acesso aberto para a comunicação científica, assim como a identificação de que entre 1990 e 2010 foram criadas 73,66% dessas revistas. Que 31,75% delas tem periodicidade semestral, e que por utilizar o idioma português na busca, 275 dessas revistas são brasileiras, e 40 delas estrangeiras. Mostrou que as Ciências Humanas é a área que mais possuem periódicos, com 49,52% dos periódicos relacionados a ela. E por último, identificou que educação e ciências humanas são os assuntos mais presentes nestas revistas, através da maior ocorrência destes termos no escopo dos periódicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.