Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanielAugustoGomesDePaulo_tcc.pdf2,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Plataformas de livros digitais de acesso aberto : uma análise dos serviços de publicação acadêmica oferecidos por bibliotecas universitárias
Autor(es): Paulo, Daniel Augusto Gomes de
Orientador(es): Kama, Ana Flávia Lucas de Faria
Assunto: Bibliotecas universitárias
Livros eletrônicos
Publicações científicas
Acesso aberto
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: PAULO, Daniel Augusto Gomes de. Plataformas de livros digitais de acesso aberto: uma análise dos serviços de publicação acadêmica oferecidos por bibliotecas universitárias. 2022. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Apresenta os serviços de editoração, publicação e distribuição de livros digitais oferecidos por bibliotecas universitárias brasileiras a partir da gestão de plataformas de acesso aberto. A revisão de literatura aborda as transformações dos processos de comunicação científica até a chegada das tecnologias de comunicação e informação e do Movimento de Acesso Aberto à informação científica para compreensão das formas de disseminação do livro frente a esse contexto. A nova atribuição da biblioteca universitária para o oferecimento de serviços de editoração de publicações científicas e iniciativas de gestão dessas fontes informacionais, como os repositórios institucionais, e a utilização de softwares para suporte aos serviços de publicação e distribuição de livros digitais, incluindo o DSpace e o OMP, também foram discutidas. Através de pesquisa documental, 109 sites de bibliotecas de universidades federais e estaduais brasileiras foram analisados. Como resultado, entre essas instituições, 52 oferecem serviços de disponibilização de livros digitais de acesso aberto e 4 apresentam serviços de publicação de livros digitais. As conclusões indicam que os serviços de editoração se encontram em fase embrionária no país e que os repositórios institucionais são os principais meios para disponibilização de livros digitais, ainda que não exerçam a potencialidade de serviços de editoração.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.