Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira Filho, Saulo Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Dias, Edmar Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Edmar Rodrigues. O pedestre como protagonista do sistema de mobilidade urbana na área central do Plano Piloto de Brasília: percepções sobre as condições de mobilidade do pedestre. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo parte do pressuposto do pedestre como protagonista pleno do sistema de mobilidade urbana e busca avaliar a percepção dos mesmos sobre as condições de sua mobilidade, os quais circulam na área central do Plano Piloto de Brasília-DF. A partir da elaboração de um questionário e de sua aplicação em entrevistas, o estudo analisou estatisticamente a avaliação feita pelos pedestres das suas condições de
mobilidade. Após apresentação dos objetivos geral e específicos, do referencial teórico, da metodologia empregada e das hipóteses norteadoras da pesquisa, o estudo relaciona os dados obtidos em campo e analisa a percepção dos pedestres sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontam que esses pedestres sentem a necessidade de mais equipamentos adequados que os apoiem em seus deslocamentos na área central do Plano Piloto. Ainda que as percepções desse perfil peculiar de pedestre não tenham expressado demandas inovadoras em termos de mobilidade urbana, sustentabilidade, cidadania e conviviabilidade, foi muito importante ter obtido por meio da pesquisa o que eles pensam e demonstram em suas respostas especialmente sobre a necessidade de mudança em relação a mobilidade urbana do referido local. O estudo mostra também as demandas concretas básicas, como calçamento e arruamentos com drenagens adequadas, banheiros, bebedouros e mais segurança pública. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedestres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - espaço urbano | pt_BR |
dc.title | O pedestre como protagonista do sistema de mobilidade urbana na área central do Plano Piloto de Brasília : percepções sobre as condições de mobilidade do pedestre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T14:44:13Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T14:44:13Z | - |
dc.date.submitted | 2018-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31515 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study starts from the assumption of the pedestrian as a full protagonist of the
urban mobility system and seeks to evaluate their perception about the conditions of
their mobility, which circulate in the central area of the Pilot Plan of Brasília-DF. From
the elaboration of a questionnaire and its application in interviews, the study
statistically analyzed the evaluation made by the pedestrians of their mobility
conditions. After presenting the general and specific objectives, the theoretical
reference, the methodology used and the guiding hypotheses of the research, the
study relates the data obtained in the field and analyzes the perception of
pedestrians on the subject. The research results indicate that these pedestrians feel
the need for more adequate equipment to support them in their movements in the
central area of the Pilot Plan. Although the perceptions of this peculiar pedestrian
profile have not expressed innovative demands in terms of urban mobility,
sustainability, citizenship and conviviality, it was very important to have obtained
through the research what they think and demonstrate in their answers especially
about the need for change in relation to the urban mobility of the said place. The
study also shows the basic concrete demands such as paving and streets with
adequate drainage, toilets, drinking fountains and more public safety. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Ambientais
|