Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31515
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EdmarRodriguesDias_tcc.pdf1,55 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira Filho, Saulo Rodrigues-
dc.contributor.authorDias, Edmar Rodrigues-
dc.identifier.citationDIAS, Edmar Rodrigues. O pedestre como protagonista do sistema de mobilidade urbana na área central do Plano Piloto de Brasília: percepções sobre as condições de mobilidade do pedestre. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estudo parte do pressuposto do pedestre como protagonista pleno do sistema de mobilidade urbana e busca avaliar a percepção dos mesmos sobre as condições de sua mobilidade, os quais circulam na área central do Plano Piloto de Brasília-DF. A partir da elaboração de um questionário e de sua aplicação em entrevistas, o estudo analisou estatisticamente a avaliação feita pelos pedestres das suas condições de mobilidade. Após apresentação dos objetivos geral e específicos, do referencial teórico, da metodologia empregada e das hipóteses norteadoras da pesquisa, o estudo relaciona os dados obtidos em campo e analisa a percepção dos pedestres sobre o tema. Os resultados da pesquisa apontam que esses pedestres sentem a necessidade de mais equipamentos adequados que os apoiem em seus deslocamentos na área central do Plano Piloto. Ainda que as percepções desse perfil peculiar de pedestre não tenham expressado demandas inovadoras em termos de mobilidade urbana, sustentabilidade, cidadania e conviviabilidade, foi muito importante ter obtido por meio da pesquisa o que eles pensam e demonstram em suas respostas especialmente sobre a necessidade de mudança em relação a mobilidade urbana do referido local. O estudo mostra também as demandas concretas básicas, como calçamento e arruamentos com drenagens adequadas, banheiros, bebedouros e mais segurança pública.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordPedestrespt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - espaço urbanopt_BR
dc.titleO pedestre como protagonista do sistema de mobilidade urbana na área central do Plano Piloto de Brasília : percepções sobre as condições de mobilidade do pedestrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-28T14:44:13Z-
dc.date.available2022-07-28T14:44:13Z-
dc.date.submitted2018-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31515-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study starts from the assumption of the pedestrian as a full protagonist of the urban mobility system and seeks to evaluate their perception about the conditions of their mobility, which circulate in the central area of the Pilot Plan of Brasília-DF. From the elaboration of a questionnaire and its application in interviews, the study statistically analyzed the evaluation made by the pedestrians of their mobility conditions. After presenting the general and specific objectives, the theoretical reference, the methodology used and the guiding hypotheses of the research, the study relates the data obtained in the field and analyzes the perception of pedestrians on the subject. The research results indicate that these pedestrians feel the need for more adequate equipment to support them in their movements in the central area of the Pilot Plan. Although the perceptions of this peculiar pedestrian profile have not expressed innovative demands in terms of urban mobility, sustainability, citizenship and conviviality, it was very important to have obtained through the research what they think and demonstrate in their answers especially about the need for change in relation to the urban mobility of the said place. The study also shows the basic concrete demands such as paving and streets with adequate drainage, toilets, drinking fountains and more public safety.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.