Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31513
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunaDeAlencarNunes_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do impacto do incêndio de outubro de 2017 na estrutura da comunidade de mamíferos de médio e grande porte no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Autor(es): Nunes, Bruna de Alencar
Orientador(es): Cunha, André de Almeida
Assunto: Incêndios florestais
Cerrado
Chapada dos Veadeiros (GO)
Fauna
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 28-Jul-2022
Referência: NUNES, Bruna de Alencar. Análise do impacto do incêndio de outubro de 2017 na estrutura da comunidade de mamíferos de médio e grande porte no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 2018. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Cerrado é um bioma com vasta extensão territorial e detentor de elevada diversidade biológica. Com a expansão das fronteiras agrícolas e consequente fragmentação de habitat, a biodiversidade do bioma vem sendo ameaçada e espécies como os mamíferos de médio e grande porte vem sendo afetados. O fogo é um distúrbio estruturador do Cerrado há mais de 300 mil anos, porém as mudanças ambientais globais e pressões antrópicas vêm alterando o regime de fogo no mundo e por consequência na região. Percebe-se que os efeitos do fogo na fauna variam de acordo com a frequência e intensidade do mesmo, podendo causar efeitos diretos e indiretos nas espécies de acordo com seus padrões comportamentais e relações com a sucessão ecológica dos ambientes queimados. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma Unidade de Conservação que sofre com alta reincidência de incêndios, sendo as ações antrópicas as principais causadoras desse tipo de evento. O incêndio de outubro de 2017 no PNCV foi o maior de sua história, consumindo mais de 60 mil hectares de Cerrado. Tendo em vista a significância desse incêndio em tamanho e intensidade, o presente estudo objetivou compreender os efeitos do incêndio nos mamíferos de médio e grande porte no PNCV, assim como nas famílias, guildas e em termos de utilização de habitat, por meio da utilização de armadilhas fotográficas. Com um esforço amostral total de 4788 armadilha.noite, foram registradas 20 espécies de mamíferos de 10 famílias diferentes. O estudo aponta para uma diferença significativa na composição da comunidade antes e depois do incêndio (p>0,01), além de indicar 6 espécies em que a diferença também foi significativa. São elas: Cerdocyonthous, Lycalopexvetulus, Mazama americana, Feliscatus, Conepatussemistriatus e Tapirusterrestris. As espécies Hydrochoerishydrochaeris e Euphractussexcinctus só foram registradas em momento anterior ao incêndio, enquanto as espécies Pantheraonca, Eira Barbara, Myrmercophadatridactyla, Tamanduatetradactylae Procyoncacrivorus só foram registradas após o incêndio.Constatou-se um efeito mais severo dos efeitos do fogo em espécies especialistas em termos de habitat. Conclui-se que os efeitos do fogo variam de acordo com as especificidades de cada espécie estando intimamente relacionados com o processo de sucessão ecológica da área queimada e às áreas adjacentes que servem de refúgio para a fauna, que depois retorna à área original e recoloniza de forma endógena. Sendo assim faz-se necessário a produção de conhecimento científico específico das espécies registradas, assim como a aplicação de sistemas de manejo que promovam a heterogeneidade da paisagem a fim de promover um ambiente diverso que englobe os diferentes nichos das espécies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.