Título: | Custos evitados do uso do sistema +Bike em Brasília |
Autor(es): | Silva, Alexandra Cavalcante Salomão |
Orientador(es): | Cechin, Andrei Domingues |
Assunto: | Política ambiental Desenvolvimento urbano Bicicletas Mobilidade urbana |
Data de apresentação: | Dez-2018 |
Data de publicação: | 28-Jul-2022 |
Referência: | SILVA, Alexandra Cavalcante Salomão. Custos evitados do uso do sistema +Bike em Brasília. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho trata do estudo de impacto urbano ao optar pelo uso do automóvel particular como principal meio de transporte, em comparação aos benefícios promovidos ao escolher usar as bicicletas compartilhadas. O Governo de Brasília – GDF, em parceria com o Grupo SERTELL, desenvolve o programa +BIKE, que é composto por estações inteligentes, distribuídas em diferentes pontos da capital federal. Foram analisados os principais trajetos oferecidos pelo programa + BIKE, durante o mês de agosto de 2017. Para atingir estes objetivos foram comparadas as principais viagens realizadas pelos usuários de bicicletas, com o uso do carro no mesmo trajeto. Sendo necessário o cálculo de três variáveis: o custo de tempo adicional pela escolha da bicicleta, o custo privado e financeiro do combustível ao se optar pelo veículo particular e o custo externo para sequestrar as emissões de CO2, compensando-as pelo plantio de árvores. A análise fundamentou sua argumentação por meio de bibliografias que abordam a evolução da temática ambiental na política mundial e brasileira, somando conceitos do processo decisório em optar pelo uso da bicicleta em termos de benefícios ambientais. Utilizam-se como fonte principal os documentos primários e oficiais encontrados no site da Secretaria de Mobilidade do Governo de Brasília. Os resultados apontaram que para adquirir um modelo de desenvolvimento urbano sustentável em Brasília é necessário que os moradores dessa Região Administrativa abdiquem do uso do automóvel particular, principalmente para pequenos trajetos, optando por transportes sustentáveis.Com essa atitude, a pressão sobre o governo por transportes públicos de qualidade será maior, provocando mudanças na infraestrutura urbana. Além disso, com o enfraquecimento do uso por um modo de transporte que promove uma desvantagem para a sociedade, pode apoiar ações contra o retrocesso nos acordos internacionais do Brasil. A conclusão mostra a importância do uso de bicicletas compartilhadas, em valores quantitativos, ou seja, monetários, para o tripé da sustentabilidade, apoiando medidas em prol de um meio ambiente mais equilibrado pelo Governo de Brasília. |
Abstract: | This monograph is about an study of urban impact when choosing the private car as the main
means of transportation and the comprehension of the benefits promoted by use of bike
sharing systems. The Government of Brasilia- GDF, in partnership with the SERTELL Group,
develops the + BIKE program, which is composed of smart stations, distributed in different
parts of the federal capital. The main routes offered by the + BIKE program during the month
of August 2017 were analyzed. In order to reach these objectives, were compared the main
paths made by bicycle users, with the use of the car in the same route. For this, it was
calculate three variables: the cost of time lost by choosing the bicycle, the private cost of fuel
when choosing the motor vehicle and the external cost of planting trees to CO2 emissions
sequestration, in annual amounts. The analysis has it's argumentation based on bibliographies
about the evolution of the environmental theme in the world and Brazilian politics, adding
concepts of the decision process in opting for the use of the bicycle in terms of environmental
benefits. The main source of information is the primary and official documents found on the
website of the Mobility Secretariat of the Government of Brasília. The results suggests that in
order to acquire a sustainable development model in Brasília it is necessary that residents of the
Plano Piloto reduced the use of the private car and start using other sustainable means of
transportation. And start pressuring the government for the incentives of more sustainable
modes of transport, a higher infrastructure quality, disincentive the using of modes of transport
that promote greater disadvantage to the society, thus preventing Brazil's regression in the
international agreements on climate changing. The conclusion shows the importance of the use
of bicycles sharing system, in monetary values, for the tripod of sustainability, supporting
measures for a more balanced environment by the Government of Brasilia. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Ambientais
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