Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VictoriaBarretoScholtz_tcc.pdf348,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMenezes, Francisco Cláudio Sampaio de-
dc.contributor.authorScholtz, Victoria Barreto-
dc.identifier.citationSCHOLTZ, Victoria Barreto. Bilinguismo na educação infantil. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAté pouco tempo, professores especializados de línguas estrangeiras direcionaram seu trabalho para alunos a partir de oito anos. De alguns anos para cá, a idade está diminuindo para o início do ensino de inglês como língua estrangeira para alunos do segundo ciclo, e até mesmo no primeiro e na Educação Infantil. Desse modo, o tema do presente estudo desenvolve o bilinguismo na educação. Tem-se por objetivo entender as estratégias didáticas que o educador deve empreender no ensino da língua inglesa para as séries iniciais. A escolha deste tema foi feita durante o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade de Informação (LEA-MSI) e se inscreve na temática multilinguismo. Após começar a trabalhar em um centro de línguas, observou-se de mais perto as metodologias usadas para a aquisição de uma segunda língua tanto como aluna como professora de uma língua estrangeira. A metodologia utilizada nesse trabalho se traduz numa pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada através de livros, artigos acadêmicos, periódicos e sites especializados quanto ao tema escolhido. Pode-se concluir que a base inicial para as aprendizagens humanas está na primeira infância. Entre o primeiro e o terceiro ano de idade a qualidade de vida de uma criança tem muita influência em seu desenvolvimento futuro e ainda pode ser determinante em relação às contribuições que, quando adulta, oferecerá à sociedade. Caso esta fase ainda inclua suporte para os demais desenvolvimentos, como habilidades motoras, adaptativas, crescimento cognitivo, aspectos socioemocionais e desenvolvimento da linguagem, as relações sociais e a vida escolar da criança serão bem-sucedidas e fortalecidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBilinguismopt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleBilinguismo na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-28T13:32:23Z-
dc.date.available2022-07-28T13:32:23Z-
dc.date.submitted2022-05-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31511-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.