Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Francisca Aparecida de | - |
dc.contributor.author | Arruda, Laryssa Elias | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Laryssa Elias. Análise do comportamento do indivíduo no uso do cartão de crédito. 2021. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo visa identificar o comportamento do indivíduo no uso do cartão de crédito. Para
tanto, um questionário on-line com questões que identificam o comportamento do
respondente e o uso do cartão de crédito foi aplicado numa amostra de 164 respondentes do
Distrito Federal. As questões do instrumento de pesquisa também buscaram identificar a
racionalidade do indivíduo no uso do cartão de crédito com questões sobre o viés do otimismo
e da taxa do desconto hiperbólico. Testes do qui-quadrado, Mann-Whitney, Kruskal Wallis e
de Spearman foram utilizados, e os resultados evidenciaram que indivíduos mais jovens, até
20 anos, e os respondentes do curso de administração usam mais o cartão; e, por outro lado,
os de contabilidade usam menos. Nessa amostra, os indivíduos casados e com filhos têm mais
dívidas do que os solteiros sem filhos, resultado presente em outros estudos similares. Os
respondentes com maior escolaridade têm a tendência de ter mais cartões e os com mais
cartões tendem a comprometer uma porcentagem maior da renda com as faturas, algo não
recomendado. Já os consumidores que comprometem um valor alto da renda com a fatura têm
a propensão para serem piores pagadores. Por outro lado, poupadores do que os indivíduos
que preferem gastar em um horizonte menor de tempo. Os vieses do otimismo e da taxa de
desconto hiperbólico não foram confirmados nesta amostra. O presente estudo contribui para
um melhor entendimento do comportamento do indivíduo no uso do cartão de crédito para a
sua aplicação de maneira responsável. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crédito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.title | Análise do comportamento do indivíduo no uso do cartão de crédito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T10:57:09Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T10:57:09Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31501 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|