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2021_LarissaEliasArruda_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSouza, Francisca Aparecida de-
dc.contributor.authorArruda, Laryssa Elias-
dc.identifier.citationARRUDA, Laryssa Elias. Análise do comportamento do indivíduo no uso do cartão de crédito. 2021. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo visa identificar o comportamento do indivíduo no uso do cartão de crédito. Para tanto, um questionário on-line com questões que identificam o comportamento do respondente e o uso do cartão de crédito foi aplicado numa amostra de 164 respondentes do Distrito Federal. As questões do instrumento de pesquisa também buscaram identificar a racionalidade do indivíduo no uso do cartão de crédito com questões sobre o viés do otimismo e da taxa do desconto hiperbólico. Testes do qui-quadrado, Mann-Whitney, Kruskal Wallis e de Spearman foram utilizados, e os resultados evidenciaram que indivíduos mais jovens, até 20 anos, e os respondentes do curso de administração usam mais o cartão; e, por outro lado, os de contabilidade usam menos. Nessa amostra, os indivíduos casados e com filhos têm mais dívidas do que os solteiros sem filhos, resultado presente em outros estudos similares. Os respondentes com maior escolaridade têm a tendência de ter mais cartões e os com mais cartões tendem a comprometer uma porcentagem maior da renda com as faturas, algo não recomendado. Já os consumidores que comprometem um valor alto da renda com a fatura têm a propensão para serem piores pagadores. Por outro lado, poupadores do que os indivíduos que preferem gastar em um horizonte menor de tempo. Os vieses do otimismo e da taxa de desconto hiperbólico não foram confirmados nesta amostra. O presente estudo contribui para um melhor entendimento do comportamento do indivíduo no uso do cartão de crédito para a sua aplicação de maneira responsável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCréditopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.titleAnálise do comportamento do indivíduo no uso do cartão de créditopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-28T10:57:09Z-
dc.date.available2022-07-28T10:57:09Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31501-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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