Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31489
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_HanandaKarollineCunhaDias_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Novo marco legal de inovação e política de atração de pequenos empreendimentos : uma análise dos subsídios fornecidos pelas fundações estaduais de amparo a pesquisa
Autor(es): Dias, Hananda Karolline Cunha
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Inovações tecnológicas
Novo Marco Legal da Inovação
Micro e pequenas empresas
Startup
Data de apresentação: 19-Mai-2020
Data de publicação: 27-Jul-2022
Referência: DIAS, Hananda Karolline Cunha. Novo marco legal de inovação e política de atração de pequenos empreendimentos: uma análise dos subsídios fornecidos pelas fundações estaduais de amparo a pesquisa. 2021. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Novo Marco Legal de Inovação veio com o intuito de diminuir os processos burocráticos e aumentar o estimulo à inovação no país. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar uma das principais linhas de financiamento para pequenas empresas no Brasil, por meio das fundações de apoio dos estados brasileiros. Justifica-se o estudo, tendo em vista o importante papel das micro e pequenas empresas de pequeno porte na economia com distribuição de empregos e renda no país. Ademais, em um mercado cada vez mais competitivo é necessária a geração de novos produtos e serviços com componentes atrativos e diferenciados. Para o desenvolvido desse estudo, foram utilizados dados dos editais publicados pelas fundações de amparo a pesquisa observando seus valores de subversão, os anos que foram publicados e os requisitos de participação. Face dos pontos analisados, verificou que se trata de uma política ainda recente, que vem ganhando espaço e se desenvolvendo em passos lentos, possuindo oscilações forte nos últimos 5 anos. Há regiões com maiores concentrações de desenvolvimento de projeto como, por exemplo, do centro ao sul do país, levando a perceber que não se trata de uma política prioritária das fundações analisadas. Ainda se faz necessário uma maior participação das fundações existente no país nessa política de financiamento de grande importância no estimulo à inovação. Ademais, foi possível constatar o quanto a informação contábil pode ajudar essas empresas participantes no processo seletivos dos projetos, podendo estabelecer uma maior garantia de aquisição desses recursos e assim estimular seu crescimento no mercado brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.