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dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorSilva, Antônio Lucas Barros e-
dc.identifier.citationSILVA, Antônio Lucas Barros e. Percepção dos graduandos em Ciências Contábeis sobre as perspectivas profissionais frente às inovações tecnológicas. 2021. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractInovações tecnológicas, desenvolvimento econômico e automação de atividades laborais suscitam o questionamento sobre o futuro da profissão contábil, as perspectivas de atuação do contador e o currículo da graduação. O estudo objetivou analisar a percepção dos discentes de graduação em Ciências Contábeis em relação as inovações tecnológicas e o impacto futuro na profissão do contador. A amostra foi composta por 202 respondentes, cursando graduação em Ciências Contábeis, em instituições de ensino superior, no território brasileiro, durante o primeiro semestre do ano de 2021. Os resultados apontaram que os discentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis afirmaram, em sua maioria, que as atividades relacionadas a contabilidade sofrerão grandes mudanças no futuro, todavia, afirmando que a profissão contábil não será extinta. Infere-se que os estudantes creem na adaptabilidade da contabilidade e a utilização de recursos tecnológicos como ferramentas para aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho. Afirmaram também que o currículo da graduação e os conhecimentos adquiridos no curso são insuficientes ou defasados face às exigências do mercado em um contexto laboral tecnológico. Além disso, questionados sobre o domínio de recursos tecnológicos aplicáveis as atividades profissionais do contador, a maioria dos respodentes assinalaram ter pouco ou nenhum nível de domínio sobre os recursos de forma geral, demonstrando possível necessidade de maior integração desses recursos no currículo do curso.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.keywordContadores - formação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordInovações tecnológicaspt_BR
dc.titlePercepção dos graduandos em Ciências Contábeis sobre as perspectivas profissionais frente às inovações tecnológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-27T13:03:36Z-
dc.date.available2022-07-27T13:03:36Z-
dc.date.submitted2021-05-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31477-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Technological innovations, economic development and automation of work activities raise questions about the future of the accounting profession, the prospects for the accountant's performance and the undergraduate curriculum. The study aimed to analyze the perception of undergraduate students in Accounting Sciences in relation to technological innovations and the future impact on the accountant profession. The sample consisted of 202 respondents, taking an undergraduate degree in Accounting Sciences, in higher education institutions, in the Brazilian territory, during the first semester of the year 2021. The results showed that the students of undergraduate courses in Accounting Sciences stated, in their majority, that the activities related to accounting will undergo great changes in the future, however, stating that the accounting profession will not be extinguished. It is inferred that students believe in the adaptability of accounting and the use of technological resources as tools to increase efficiency and quality of work. They also stated that the undergraduate curriculum and the knowledge acquired in the course are insufficient or outdated in view of the demands of the market in a technological labor context. In addition, when asked about the mastery of technological resources applicable to the accountant's professional activities, most respondents reported having little or no level of mastery over the resources in general, demonstrating the possible need for greater integration of these resources in the course curriculum.pt_BR
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