Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RenylsonBragaLopes_tcc.pdf619,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Radioatvidade em uma revista popular : analisando o tema sob a ótica do jornalismo científico
Autor(es): Lopes, Renylson Braga
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Assunto: Radioatividade
Jornalismo científico
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 26-Jul-2022
Referência: LOPES, Renylson Braga . Radioatvidade em uma revista popular: analisando o tema sob a ótica do jornalismo científico. 2021. 39 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O avanço da tecnologia, no decorrer do tempo, traz consigo modificações nos meios de comunicação (ARAUJO; FASHIN, 2015). As mídias eletrônicas se fixaram bem durante essa evolução visto que jornais e revistas impressos, que eram fontes de informação relevantes e que ainda possuem um poder de influência sobre a sociedade, transferiram espaço para elas. No Brasil, revistas como a Veja da Editora Abril para manter sua circularidade criaram plataformas para acesso digital.A Vejadestaca–se pela alta circulação que, de acordo com a própria Editora Abril, vende em média um milhão de exemplares por semana (SOBREIRO, 2020). A revista apresenta diversas temáticas, tais como política, economia, ciência e tecnologia.Entre as questões científicas, destaca-se a radioatividade devido às grandes polêmicas que o tema envolve sendo um grande potencial para a produção de energia no país, bem como em tratamentos médicos, agricultura e indústria (PATRÍCIO etal., 2012). Além disso, está no centro de vários episódios catastróficos como, por exemplo, a explosão na usina nuclear em Chernobyl, na Ucrânia (SUGUIMOTO; CASTILHO, 2014) e o acidente com Césio–137, em Goiânia/GO (CHAVES, 2017). Levando em conta tal relevância, o estudo é motivado pela minha falta de experiência acerca do tema durante a formação no ensino médio e entendimento de que as pessoas precisam estar cada vez mais cientes sobre os estudos desenvolvidos e como estes impactam a sociedade. A democratização da informação e a importância da radioatividade corroboram para a formação cidadã, e os instrumentos jornalísticos possuem papel fundamental no que diz respeito à transmissão de informações, sendo assim com o intuito de entender, na medidado possível, como a informação científica é transmitida ao público leigo e o que possivelmente inviabiliza uma transmissão clara, o objetivo desta pesquisa é fazer uma avaliação em relação a como vem sendo produzidas as matérias sobre radioatividade, publicadas na plataforma digital da revista popular Veja, nos últimos 5 anos, considerando as funções do jornalismo científico, elencadas por Bueno (1985) e utilizando o método da análise de conteúdo de Bardin (2016).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.