Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31437
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThainaDaSilvaCosta_tcc.pdf739,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento da provisão de crédito de liquidação duvidosa : uma análise nos três maiores bancos privados do Brasil na pandemia da Covid-19
Autor(es): Costa, Thainá Da Silva
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Covid-19
Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD)
Crise econômica
Brasil - economia
Data de apresentação: 17-Mai-2021
Data de publicação: 26-Jul-2022
Referência: COSTA, Thainá da Silva. Comportamento da provisão de crédito de liquidação duvidosa: uma análise nos três maiores bancos privados do Brasil na pandemia da Covid-19. 2021. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os impactos econômicos causados pela crise da Covid-19 principalmente nas instituições bancárias, com foco no comportamento da provisão de crédito de liquidação duvidosa. A Covid-19 ou novo Coronavírus é a infecção respiratória que tem se espalhado esponecialmente, causando milhares de mortes em todo o mundo. A fim de mitigar a dispersão do vírus, a partir de março de 2020 iniciou-se no Brasil o isolamento social, resultando em sérios danos econômicos, gerando uma das maiores recessões econômicas já vividas. Para análise, foram utilizadas as informações contábeis presentes no banco de dados do software Economática, demonstrações contábeis e relatórios do Governo Federal e autoridades monetárias, textos jornalísticos, artigos científicos, IBGE, entre outros. Foi possível verificar o crescimento nos percentuais de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras, queda brusca na taxa média anual do PIB nacional, aumento expressivo na Provisão de Crédito de Liquidação Duvidosa e seu comportamento em meio as variações do PIB, taxa de desemprego e implicações no recuo no resultado líquido dos bancos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.