Título: | Como os alunos estudam : tendências em estilos de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Química da UnB |
Autor(es): | Santos, Lavinya Junqueira dos |
Orientador(es): | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima |
Assunto: | Aprendizagem Química - estudo e ensino Modelo de Felder-Silverman Estudantes universitários - Química |
Data de apresentação: | 10-Mai-2022 |
Data de publicação: | 25-Jul-2022 |
Referência: | SANTOS, Lavinya Junqueira dos. Como os alunos estudam: tendências em estilos de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Química da UnB. 2021. vii, [50] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A ideia de aprendizagem se entende como sendo um processo que implica a forma como o indivíduo irá se conectar e apropriar de determinado conteúdo e para isto ele se utiliza de determinadas estratégias que definem seu estilo de estudo que também é influenciado pelos aspectos cognitivos, afetivos, físicos e ambientais referentes a ele. Com isso, surge o conceito de Estilos de Aprendizagem, onde sua gênese está em como um sujeito processa e recebe informações as quais está em exposição. A partir deste conceito a ideia principal do trabalho se apresenta em: “Como os alunos estudam?”. Para responder a esta pergunta, o processo inverso é realizado pela avalição das tendências nos estilos de aprendizagem dos alunos da população dos cursos de Química da Universidade de Brasília (IQ-UnB), que indicaram as atitudes referentes a seus estilos, que são a forma como os estudantes se guiam com fim a aprendizagem. Para esta análise se utilizou o questionário com base na teoria de estilo de aprendizagem de Felder-Silverman (1988). Com a aplicação do questionário disponibilizado de forma reduzida, traduzida e validada por Vieira Junior (2012), as frequências de cada estilo foram avaliadas após a análise de consistência do questionário por meio do cálculo do Alfa de Cronbach resultando em alunos Reflexivos, Sensitivos, Visuais e Sequenciais. O que implica em alunos que preferem processar informações por reflexão, perceber por meio concreto/prático, obter por meios visuais e entender de uma forma sequenciada. Além disso, os resultados divididos por grupos específicos também demonstraram um resultado igual a tendência geral, salvo caso de alunos ingressantes antes de 2015, que se mostraram Reflexivos, Intuitivos, Visuais e Sequenciais. Porém, a amostra foi consideravelmente homogênea. Entretanto, os resultados apontam que por mais que as tendências indiquem estilos específicos, os cursos de Química permitem o desenvolvimento de todos os estilos abordados, o que pode favorecer alunos e professores, onde poderão trabalhar de diversas formas a partir do momento que também compreenderem seus próprios estilos. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.