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Título: Como os alunos estudam : tendências em estilos de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Química da UnB
Autor(es): Santos, Lavinya Junqueira dos
Orientador(es): Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima
Assunto: Aprendizagem
Química - estudo e ensino
Modelo de Felder-Silverman
Estudantes universitários - Química
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 25-Jul-2022
Referência: SANTOS, Lavinya Junqueira dos. Como os alunos estudam: tendências em estilos de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Química da UnB. 2021. vii, [50] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A ideia de aprendizagem se entende como sendo um processo que implica a forma como o indivíduo irá se conectar e apropriar de determinado conteúdo e para isto ele se utiliza de determinadas estratégias que definem seu estilo de estudo que também é influenciado pelos aspectos cognitivos, afetivos, físicos e ambientais referentes a ele. Com isso, surge o conceito de Estilos de Aprendizagem, onde sua gênese está em como um sujeito processa e recebe informações as quais está em exposição. A partir deste conceito a ideia principal do trabalho se apresenta em: “Como os alunos estudam?”. Para responder a esta pergunta, o processo inverso é realizado pela avalição das tendências nos estilos de aprendizagem dos alunos da população dos cursos de Química da Universidade de Brasília (IQ-UnB), que indicaram as atitudes referentes a seus estilos, que são a forma como os estudantes se guiam com fim a aprendizagem. Para esta análise se utilizou o questionário com base na teoria de estilo de aprendizagem de Felder-Silverman (1988). Com a aplicação do questionário disponibilizado de forma reduzida, traduzida e validada por Vieira Junior (2012), as frequências de cada estilo foram avaliadas após a análise de consistência do questionário por meio do cálculo do Alfa de Cronbach resultando em alunos Reflexivos, Sensitivos, Visuais e Sequenciais. O que implica em alunos que preferem processar informações por reflexão, perceber por meio concreto/prático, obter por meios visuais e entender de uma forma sequenciada. Além disso, os resultados divididos por grupos específicos também demonstraram um resultado igual a tendência geral, salvo caso de alunos ingressantes antes de 2015, que se mostraram Reflexivos, Intuitivos, Visuais e Sequenciais. Porém, a amostra foi consideravelmente homogênea. Entretanto, os resultados apontam que por mais que as tendências indiquem estilos específicos, os cursos de Química permitem o desenvolvimento de todos os estilos abordados, o que pode favorecer alunos e professores, onde poderão trabalhar de diversas formas a partir do momento que também compreenderem seus próprios estilos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
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