Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThayllanDeJesusLima_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O deus da Química : a utilização da literatura juvenil para a construção de aventuras de Role Playing Game
Autor(es): Lima, Thayllan de Jesus
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Química
Role Playing Game (RPG)
Literatura infanto-juvenil
Jogos educativos
Data de apresentação: 27-Mai-2021
Data de publicação: 25-Jul-2022
Referência: LIMA, Thayllan de Jesus. O deus da Química: a utilização da literatura juvenil para a construção de aventuras de Role Playing Game. 2021. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Como a literatura Juvenil é um destaque entre os alunos na educação básica, o presente trabalho visa utilizar dessas mitologias criadas por autores renomados, para adaptar um RPG (Role Playing Game) com um enredo repleto de desafios químicos com a pretensão de se obter um maior engajamento do público joven pela química, assim como revisar alguns dos principais conceitos da educação básica de uma maneira lúdica. A ideia é fazer com que o estudante tenha uma experiência inovadora na temática de seu mundo dos livros, vivendo o personagem dentro dessa aventura do RPG, e ao mesmo tempo em que soluciona desafios químicos proporcionando-lhe tanto a revisão dos temas apresentados, quanto a realização de estar em um mundo fictício, onde basicamente tudo está ao seu alcance. O jogo traz uma aventura mitológica onde o jogador deve explorar todos os desafios possíveis até se tornar o deus da Química. Os resultados coletados nesse trabalho mostram que a utilização da literatura Juvenil em uma aventura de RPG, teve resultados favoráveis no quesito de participação e engajamento dos alunos/jogadores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.