Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DaniloAlmeidaBarbosaBarros_tcc.pdf19,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre o papel da participação em projetos de extensão do LPEQ/IQ/UnB no processo de formação docente - desafios e avanços no contexto remoto
Autor(es): Barros, Danilo Almeida Barbosa
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Professores - formação
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Extensão universitária
Químicos - formação
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 25-Jul-2022
Referência: BARROS, Danilo Almeida Barbosa. Reflexões sobre o papel da participação em projetos de extensão do LPEQ/IQ/UnB no processo de formação docente - desafios e avanços no contexto remoto. 2021. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química (LPEQ/IQ/UnB) são desenvolvidos dois projetos de extensão, Integração Universidade-Escola e Cons-Ciência na Educação Ambiental. Esses dois projetos planejam e realizam palestras temáticas de divulgação científica com o objetivo de promover a formação de professores de Química e a integração universidade-escola. As palestras, ministradas pelos licenciandos, recebem estudantes e professores da educação básica em visitas guiadas à universidade. Durante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, decretos que determinavam o distanciamento social interromperam o funcionamento desses projetos. Para que continuassem funcionando em modo remoto, o desafio foi adaptar as palestras para formato digital, a ser utilizado na rede social Instagram, a fim de que a extensão continuasse ocorrendo. Este trabalho tem por objetivo geral acompanhar e analisar o papel da participação em projetos de extensão no processo de formação inicial de professores do LPEQ\IQ\UnB, a partir da participação em reuniões remotas que ocorreram entre professores coordenadores, a técnica e os estudantes extensionistas integrantes deste Laboratório. As reuniões foram gravadas e transcritas. O texto resultante desses procedimentos foi submetido à Análise Textual Discursiva, metodologia de análise qualitativa. Foi possível notar aspectos relacionados à formação dos estudantes nos momentos de discussão de textos, avaliação de materiais e produção de vídeos para o perfil do laboratório na rede social.. Além disso, houve o desenvolvimento de algumas habilidades didático-pedagógicas importantes além do destaque para a formação pela ação-reflexão em uma comunidade aprendente, o que deu ênfase ao trabalho em grupo como diferencial para a formação oferecida pelo LPEQ.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.