Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CynthiaMarques_ThaynaraDaSilva_tcc.pdf6,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Guia sustentável dos calouros : a necessidade da inclusão do tema sustentabilidade dentro das plataformas para calouros disponibilizadas pela Universidade de Brasília
Autor(es): Marques, Cynthia de Souza
Silva, Thaynara Cristina Pereira da
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Coorientador(es): Amazonas, Maurício de Carvalho
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação ambiental
Universidade de Brasília (UnB) - práticas sustentáveis
Data de apresentação: 13-Mai-2022
Data de publicação: 25-Jul-2022
Referência: MARQUES, Cynthia de Souza; SILVA, Thaynara Cristina Pereira da. Guia sustentável dos calouros: a necessidade da inclusão do tema sustentabilidade dentro das plataformas para calouros disponibilizadas pela Universidade de Brasília. 2022. 75 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A prática da sustentabilidade pode ser entendida como uma maneira de preservar os recursos naturais, para que não faltem para as futuras gerações. O desenvolvimento sustentável só será possível a partir do momento em que o ser humano for capaz de desenvolver-se sem prejudicar o meio em que vive e para que isso aconteça é necessário, principalmente, que o indivíduo tenha acesso a informações acerca do que é a sustentabilidade e sua relevância para o desenvolvimento. Dada a importância desse assunto, o sistema educacional brasileiro deveria inserir em todos os níveis de ensino, meios efetivos para que os alunos compreendam a sustentabilidade, suaessênciaesuarelevância,desenvolvacomportamentossociaisquelhes permitam viver uma relação harmônica com o meio ambiente e seja ambientalmente sustentável. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo principal sensibilizar alunos recém matriculados na Universidade de Brasília, para que sejam capazes de entender o que é sustentabilidade e sua história, além de mostrar que ter práticas sustentáveis, dentro e fora da universidade, são importantes para a convivência de todos enquanto sociedade dependente do meio ambiente. O trabalho foi dividido em duas partes, onde a primeira é a pesquisa científica que busca responder a questão sobre essas necessidade de abordar o tema sustentabilidade dentro das plataformas voltadas para calouros e a segunda parte são sugestões dos textos e os designs para as duas plataformas. Ademais, esse estudo busca informar os alunos sobre cursos, projetos, disciplinas e programas dentro da UnB voltados para meio ambiente e sustentabilidade. A partir de pesquisas ficou perceptível como a sustentabilidade não é abordada dentro das instituições de ensino de forma ideal. Desta maneira, foi possível chegar à conclusão de que o tema deve sim ser abordado dentro das plataformas, porém algumas limitações foram encontradas no decorrer da elaboração deste estudo.
Abstract: The practice of sustainability can be understood as away to preserve natural resources,sothat they do not lack for future generations. Sustainable development will only be possible from the moment that the human being is able to develop without harming the environment in which he lives and for this to happen it is necessary, mainly, that the individual has access to information about what is the sustainability and its relevance to development. Given the importance of this issue, the Brazilian educational system should introduce effective means for students to understand sustainability, its essence and relevance, develop social behaviors that allow them to live in a harmonious relationship with the environment and be environmentally sustainable. With this in mind, the present work has as main objective to sensitize students newly enrolled at the University of Brasília, so that they are able to understand what sustainability is and its history, in addition to showing that having sustainable practices, inside and outside the university, are important for the coexistence of all as a society dependent on the environment. The work was divided into two parts, where the first is the scientific research that seeks to answer the question about these needs to address the topic of sustainability within the platforms aimed at freshmen and the second part is suggestions of texts and designs for the two platforms. In addition, this study seeks to inform students about courses, projects, disciplines and programs within UnB focused on the environment and sustainability. From research it became noticeable how sustainability is not addressed within educational institutions in an ideal way. In this way, it was possible to reach the conclusion that the topic should be addressed within the platforms, but some limitations were found during the elaboration of this study.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.