Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/31410
Título: | Exame de suficiência contábil : uma análise comparativa entre instituições públicas e privadas e modalidades presencial e a distância |
Autor(es): | Silva, Matheus Felipe de Mesquita e |
Orientador(es): | Morgan, Beatriz Fátima |
Assunto: | Ciências Contábeis - ensino superior Exame de Suficiência Contábil Ensino à distância Instituições de ensino superior |
Data de apresentação: | Mai-2021 |
Data de publicação: | 25-Jul-2022 |
Referência: | SILVA, Matheus Felipe de Mesquita e. Exame de suficiência contábil: uma análise comparativa entre instituições públicas e privadas e modalidades presencial e a distância. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O Conselho Federal de Contabilidade instituiu através da Resolução CFC no 853/99 que para
exercer a profissão, o bacharel em contabilidade deve obrigatoriamente possuir registro que é
obtido através do Exame de Suficiência. Em 2005 o Ministério Público suspendeu a
obrigatoriedade alegando inexistência de amparo legal e apenas em 2010 através da Lei no
12.249 o exame de suficiência voltou a ser aplicado e obrigatório em todo o território brasileiro
tornando-o um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional
de Contabilidade, além de ser exigida a formação superior de Bacharel em Ciências Contábeis.
Diante da importância do exame e visando complementar pesquisas já publicadas, este estudo
buscou comparar os resultados do exame entre as instituições públicas e privadas e entre os
cursos presenciais e à distância. Foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica e
documental, fazendo uso de relatórios estatísticos já publicados pelo Conselho Federal de
Contabilidade. Os resultados indicam que as instituições públicas apresentam,
proporcionalmente, um resultado superior de aprovações. Em relação à análise de desempenho
entre as modalidades presencial e ensino a distância, proporcionalmente, as instituições
públicas apresentam resultados superiores no exame de suficiência na modalidade presencial, e
na modalidade EAD o índice de aprovação das instituições privadas possui uma pequena
vantagem. O presente estudo contribui para um melhor entendimento dos efeitos do ensino
superior brasileiro em aprovações em exames profissionais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.