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Título: Exame de suficiência contábil : uma análise comparativa entre instituições públicas e privadas e modalidades presencial e a distância
Autor(es): Silva, Matheus Felipe de Mesquita e
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Exame de Suficiência Contábil
Ensino à distância
Instituições de ensino superior
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 25-Jul-2022
Referência: SILVA, Matheus Felipe de Mesquita e. Exame de suficiência contábil: uma análise comparativa entre instituições públicas e privadas e modalidades presencial e a distância. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Conselho Federal de Contabilidade instituiu através da Resolução CFC no 853/99 que para exercer a profissão, o bacharel em contabilidade deve obrigatoriamente possuir registro que é obtido através do Exame de Suficiência. Em 2005 o Ministério Público suspendeu a obrigatoriedade alegando inexistência de amparo legal e apenas em 2010 através da Lei no 12.249 o exame de suficiência voltou a ser aplicado e obrigatório em todo o território brasileiro tornando-o um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade, além de ser exigida a formação superior de Bacharel em Ciências Contábeis. Diante da importância do exame e visando complementar pesquisas já publicadas, este estudo buscou comparar os resultados do exame entre as instituições públicas e privadas e entre os cursos presenciais e à distância. Foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso de relatórios estatísticos já publicados pelo Conselho Federal de Contabilidade. Os resultados indicam que as instituições públicas apresentam, proporcionalmente, um resultado superior de aprovações. Em relação à análise de desempenho entre as modalidades presencial e ensino a distância, proporcionalmente, as instituições públicas apresentam resultados superiores no exame de suficiência na modalidade presencial, e na modalidade EAD o índice de aprovação das instituições privadas possui uma pequena vantagem. O presente estudo contribui para um melhor entendimento dos efeitos do ensino superior brasileiro em aprovações em exames profissionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
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