Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielHenriquesDeAquino_tcc.pdf2,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do ciclo de vida de resíduos gerados em eventos de grande porte no Distrito Federal
Autor(es): Aquino, Gabriel Henriques de
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Reciclagem
Resíduos sólidos
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 12-Jul-2022
Referência: AQUINO, Gabriel Henriques de. Análise do ciclo de vida de resíduos gerados em eventos de grande porte no Distrito Federal. 2020. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: e acordo com dados levantados pela consultoria PwC (2017) estimam que o mercado de mídia e entretenimento crescerá globalmente a uma média anual de 4,2% chegando a US$2,23 trilhões em 2021. O que anteriormente era um mercado informal, mas que resultava em uma grande movimentação econômica, hoje em dia ganha traços de um mercado consolidado e que busca cada vez mais se profissionalizar e entregar um melhor serviço aos seus clientes, atrelado a uma grande conscientização. Um dos maiores exemplos dessa mudança de pensamento do mundo de eventos é a preocupação com a destinação final de resíduos sólidos gerados em eventos. Alinhado com ações de reciclagem, reutilização e até logística reversa, entender o ciclo de vida de resíduos gerados em grandes quantidades ajuda a mitigar os impactos ambientais. Com isso em mente, este projeto visa avaliar a viabilidade técnica para a destinação ambiental adequada para as embalagens de vidro descartados especificamente no evento Na Praia 2019, com refinamento para embalagens de vidro exclusivas de bebidas a partir do estudo do ciclo de vida e do fluxo do material. Conclui-se que, em uma análise global, seja ela em relação ao mundo, Brasil ou Distrito Federal, as externalidades negativas geradas pelos resíduos gerados pelas embalagens de vidro da marca Corona no Na Praia 2019 tem um valor baixo se comparado ao todo. Mesmo o evento sendo uma plataforma que reúne grande quantidade de pessoas (mais de 323 mil pessoas durante todo o projeto), um espaço amostral bom, teve resultados de geração de CO2 abaixo do esperado. A maior externalidade negativa se dá pelo transporte entre o pátio da Green Ambiental até a fábrica de reciclagem de vidro da Owen Illinois.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.