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2021_MarinaDeSousaBicalho_LucasMarinhoOliveiraDeMorais_tcc.pdf770,72 kBAdobe PDFver/abrir
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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Vanessa de Oliveira Martins-
dc.contributor.authorMorais, Lucas Marinho Oliveira de-
dc.contributor.authorBicalho, Marina de Sousa-
dc.identifier.citationMORAIS, Lucas Marinho Oliveira de; BICALHO, Marina de Sousa. Consciência fonêmica e conhecimento do alfabeto em crianças do 2º ano do ensino fundamental. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: a consciência fonológica está fortemente associada ao aprendizado da leitura em diversas línguas alfabéticas, sendo considerada uma habilidade preditora para a alfabetização. Pode ser avaliada no nível da palavra, sílaba, fonema e rima. Como a consciência fonêmica é um processo que lida diretamente com a manipulação do fonema, é importante que a criança tenha essa habilidade para manipular corretamente o som da letra e aplicar isso não só no meio acadêmico, mas também na sua vida pessoal,tanto na comunicação oral quanto na escrita. Objetivo: verificar a associação entre consciência fonêmica e conhecimento do alfabeto em crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Métodos: Participaram do estudo76 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola classe da Região Administrativa de Ceilândia. Foi utilizado o Protocolo de identificação Precoce dos Problemas de Leitura –IPPL. Devido ao fechamento das escolas, foram feitas adaptações no protocolo para possibilitar a coleta de maneira remota. Resultados: As crianças foram agrupadas pelo desempenho na tarefa de conhecimento do alfabeto em: adequado e sob atenção. O grupo com desempenho adequado apresentou desempenho estatisticamente superior em todas as tarefas de consciência fonêmica. As crianças de ambos os grupos tiveram maior dificuldade na tarefa de análise, seguida da síntese fonêmica. Conclusão: as crianças com conhecimento do alfabeto adequado apresentam melhor desempenho na consciência fonêmica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleConsciência fonêmica e conhecimento do alfabeto em crianças do 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T13:48:39Z-
dc.date.available2022-07-07T13:48:39Z-
dc.date.submitted2021-10-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31360-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction:Phonological awareness is strongly associated with learning to read in several alphabetic languages, being considered a predictive skill for literacy. It can be evaluated at the level of word, syllable, phoneme and rhyme. As phonemic awareness is a process that deals directly with phoneme manipulation, it is important that children have this ability to correctly manipulate the sound of the letter and apply this not only in academia, but also in their personal life, both in communication oral and written. Objective:to verify the association between phonemic awareness and knowledge of the alphabet in children from the 2nd year of elementary school. Methods: 76 children from the 2nd year of elementary school from a class school in the Administrative Region of Ceilândia participated in the study. The Early Identification Protocol for Reading Problems -IPPL was used. Due to the closing of schools, adaptations were made to the protocol to enable remote collection. Results:It was observed that the performance of adequate children in alphabet knowledge is statistically superior in all phonemic awareness tasks. Children in both groups had greater difficulty in the analysis task, followed by phonemic synthesis. Conclusion:children with adequate knowledge of the alphabet perform better in phonemic awareness.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



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