Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31344
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DamarisPedroso_LeticiaDeAlmeida_tcc (1).pdf327,63 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Vanessa de Oliveira Martins-
dc.contributor.authorPedroso, Dâmaris Alves de Araújo-
dc.contributor.authorAlmeida, Letícia Mendes de-
dc.identifier.citationPEDROSO, Dâmaris Alves de Araújo; ALMEIDA, Letícia Mendes de. A fluência e compreensão leitora como indicador e desempenho no 3° ano do ensino fundamental. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo verificar se a fluência e a compreensão leitora variam ao longo do terceiro ano do Ensino Fundamental, podendo ser utilizados como indicadores de desempenho. Trata-se de estudo longitudinal prospectivo. Participaram do estudo 53 crianças, sem distinção de sexo. Foram realizadas quatro avaliações ao longo do ano, utilizando-se do software LEPIC para gravar a leitura feita pelas crianças, registrar os erros de leitura, bem como as respostas às questões referentes à compreensão. Observou-se evolução da fluência de leitura e na compreensão literal ao longo das testagens, mas não na compreensão inferencial. Dessa forma, a fluência de leitura e a compreensão literal apresentam-se como bons indicadores de desempenho no terceiro ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.titleA fluência e compreensão leitora como indicador e desempenho no 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeFluency and reading comprehension as a performance indicator in the 3rd year of elementary schoolpt_BR
dc.title.alternativeFluidez y comprensión lectora como indicador de desempeño en el 3er año de la escuela primariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T12:41:38Z-
dc.date.available2022-07-06T12:41:38Z-
dc.date.submitted2020-11-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31344-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to verify if fluency and reading comprehension vary throughout the third year of elementary school and could be utilized as performance indicators. It consists of a longitudinal prospective study. Fifty-three children participated in the study, regardless of gender. Four evaluations were made over the year using the Lepic software to record the reading made by the children, as well asregistering the reading mistakes and the answers to the questions in reading comprehension. There was an evolution in the reading fluency and literal comprehension observed during the tests, but not in the inferential comprehension. Therefore, reading fluency and literal comprehension are good indicators in the third year of elementary school.pt_BR
dc.description.abstract2El estudio tuvo como objetivo verificar si la fluidez y la comprensión lectora varían a lo largo del tercer año de la escuela primaria y pueden utilizarse como indicadores de desempeño. Este es un estudio longitudinal prospectivo. 53 niños participaron en el estudio, independientemente del sexo. Se realizaron cuatro evaluaciones a lo largo del año, utilizando el software LEPIC para registrar la lectura realizada por los niños, registrar los errores de lectura, así como las respuestas a preguntas relacionadas con la comprensión. Hubo una evolución en la fluidez lectora y en la comprensión literal a lo largo de las pruebas, pero no en la comprensión inferencial. Por lo tanto, la fluidez en la lectura y la comprensión literal son buenos indicadores de desempeño en el tercer año de la escuela primaria.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.