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dc.contributor.advisorSatler, Corina Elizabeth-
dc.contributor.authorCipriano, Camilla Delmondes Rocha-
dc.identifier.citationCIPRIANO, Camilla Delmondes Rocha. Análise das funções executivas em crianças, jovens e idosos. 2020. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: O presente estudo tem por objetivo avaliar o desempenho de indivíduos hígidos de diferentes faixas etárias durante a realização do Teste dos Cinco Dígitos (FDT), instrumento de avaliação das funções executivas, que utiliza números e seus respectivos símbolos. Métodos: 54 participantes voluntários de diferentes faixas etárias foram avaliados pela versão computadorizada do FDT. Foram analisados o tempo de reação, número total de acertos, de erros, de omissões, de autocorreções, assim como escores de inibição e flexibilidade de cada participante nas diferentes etapas do teste. Resultados: De maneira geral, foi possível identificar que o desempenho, com base nas variáveis de medição do teste, mostrou diferenças significativas no fator grupo e fator etapa, mas a interação entre os fatores não foi significativa. Em relação ao índice de interferência, o índice de flexibilidade apresentou diferenças entre os grupos, já os de inibição não apresentaram diferenças significativas. Conclusões: Nossos resultados foram semelhantes aos obtidos na literatura, mas com certas divergências que podem estar associadas a variabilidade individual e a metodologia utilizada para analisar o tempo de reação, além de grupos etários com idades variadas. De forma geral, observou-se que existe uma melhora nos processos executivos ao longo do desenvolvimento, com pico em jovens adultos, seguido de um declínio característico do envelhecimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeste dos Cinco Dígitos (FDT)pt_BR
dc.subject.keywordCapacidade funcionalpt_BR
dc.subject.keywordCogniçãopt_BR
dc.titleAnálise das funções executivas em crianças, jovens e idosospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of executive functions in children, young and older adultspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T12:08:06Z-
dc.date.available2022-07-06T12:08:06Z-
dc.date.submitted2020-11-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31343-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: The present study has to evaluate performance of healthy individuals of different age groups during the Five Digits Test (FDT), an instrument for evaluating executive functions, which uses numbers and theirrespective symbols.Methods: 54 volunteer participants from different age groups were evaluated using the computerized version of the FDT. The reaction time, total number of correct answers, errors, omissions, self-corrections, as well as inhibition and flexibility scores of each participant in the different stages of the test were analyzed. Results: In general, it was possible to identify that the performance, based on the test measurement variables, showed significant differences in the group factor and step factor, but the interaction between the factors was not significant. In the interference scores, the flexibility score showed differences between the groups, whereas the inhibition scores did not show significant differences.Conclusion: Our results were similar to those obtained in the literature, but with certain divergences that may be associated with individual variability and the methodology used to analyze the reaction time, in addition to age groups with varying ages. In general, it was observedthat there is an improvement in executive processes throughout development, with a peak in young adults, followed by a characteristic decline in aging.pt_BR
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