Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31340
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AnaCarolinaDantas_GiseleTorres_tcc.pdf266,08 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCera, Maysa Luchesi-
dc.contributor.authorDantas, Ana Carolina Pereira-
dc.contributor.authorTorres, Gisele dos Santos de-
dc.identifier.citationDANTAS, Ana Carolina Pereira; TORRES, Gisele dos Santos de. A atuação fonoaudiológica nas afasias segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): revisão de escopo. 2020. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de uma revisão de literatura, os componentes de funções e estruturas do corpo, atividades e participação, fatores ambientais e pessoais descritos em trabalhos que usaram a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) ou outro instrumento na atuação fonoaudiológica com as afasias. Estratégias de Pesquisa: Para a revisão bibliográfica, foi realizada uma busca na Science Direct, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus e Web Of Science a partir da seguinte combinação de descritores adaptados de acordo com o vocabulário controlado: (International Classification of Functioning, Disability and Health OR Quality of Life) AND aphasia. Critérios de Seleção: Foram selecionados os estudos que continham no título “afasia” ou “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)” ou “funcionalidade” ou “qualidade de vida (QV)”; com informações no resumo sobre aspectos de funcionalidade e incapacidade, limitações de atividades e restrições de participação do indivíduo com afasia; publicados nos idiomas inglês, francês e português; entre 2003 e 2019. Resultados: Foi identificado, após a busca nas bases de dados, o total de 154 artigos. As duplicatas foram removidas e 130 referências foram obtidas. Após a leitura do título e do resumo, foram obtidos 94 artigos. Trinta e dois estudos foram excluídos na análise dos títulos, 19 foram excluídos na análise dos resumos e sete estudos excluídos após a leitura do texto completo. Na análise do texto completo, foram incluídos 36 artigos na síntese qualitativa. Com relação aos componentes da Classificação, os capítulos que predominaram nos estudos analisados foram: funções mentais (componente de funções do corpo); estruturas do sistema nervoso (estruturas do corpo); aprendizagem e aplicação de conhecimento (atividades e participação); apoio e relacionamentos (fatores ambientais). O componente atividades e participação foi o que apresentou mais categorias descritas para as afasias. Conclusão: Este estudo identificou as categorias mais comumente elencadas da CIF na atuação com as afasias e evidenciou a diversidade quanto ao componente atividades e participação e a relevância dos fatores contextuais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAfasiapt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vidapt_BR
dc.titleA atuação fonoaudiológica nas afasias segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) : revisão de escopopt_BR
dc.title.alternativeSpeech therapy performance in aphasias according to the International Classification of Functionality, Disability and Health (CIF)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T10:59:33Z-
dc.date.available2022-07-06T10:59:33Z-
dc.date.submitted2020-11-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31340-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoPinto, Fernanda Chequer de Alcântara-
dc.description.abstract1Objective: The objective of this study was to identify, through a literature review, the components of body functions and structures, activities and participation, environmental and personal factors described in studies that used the International Classification of Functionality, Disability and Health (CIF ) or another instrument in speech therapy with aphasias. Research Strategies: For the bibliographic review, a search was carried out in Science Direct, Virtual Health Library (VHL), Scopus and Web Of Science using the following combination of descriptors adapted according to the controlled vocabulary: (International Classification of Functioning , Disability and Health OR Quality of Life) ANDaphasia. Selection Criteria: Studies were selected that contained the title “aphasia” or “International Classification of Functionality, Disability and Health (ICF)” or “functionality” or “quality of life (QOL)”; with information in the summary on aspectsof functionality and disability, activity limitations and participation restrictions of the individual with aphasia; published in English, French and Portuguese; between 2003 and 2019.Results:After searching the databases, a total of 154 articles were identified. Duplicates were removed and 130 references were obtained. After reading the title and abstract, 94 articles were obtained. Thirty-two studies were excluded in the analysis of the titles, 19 were excluded in the analysis of the abstracts and seven studies excluded after reading the full text. In the analysis of the full text, 36 articles were included in the qualitative synthesis. Regarding the components of the Classification, the chapters that predominated in the analyzed studies were: mental functions (component of body functions); structures of the nervous system (body structures); learning and applying knowledge (activities and participation); support and relationships (environmental factors). The activities and participation component presented the most categories described for aphasias. Conclusion: This study identified the most commonly listed categories of the ICF in the work with aphasias and showed the diversity regarding the activities and participation component and the relevance of contextual factors.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.