Título: | Avaliação de retenção de conhecimento de professores de ensino fundamental 1 do DF sobre traumatismo dentário : estudo piloto |
Outros títulos: | Evaluation of knowledge retention of teachers in the Federal District, about dental trauma |
Autor(es): | Silva, Vitor Hugo Ribeiro |
Orientador(es): | Rezende, Liliana Vicente Melo de Lucas |
Coorientador(es): | Massignan, Carla |
Assunto: | Professores - aprendizagem Dentes - fraturas Traumatismo dentário |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 5-Jul-2022 |
Referência: | SILVA, Vitor Hugo Ribeiro. Avaliação de retenção de conhecimento de professores de ensino fundamental 1 do DF sobre traumatismo dentário: estudo piloto. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O traumatismo dentário é definido como lesão de extensão,
intensidade e gravidade variáveis, de origem acidental ou
intencional, causada por forças que atuam no órgão dentário
decorrentes de acidentes e/ou espancamentos, sendo altamente
prevalente entre a população. Como os traumas dentários têm
alta prevalência em crianças e adolescentes, o objetivo do
trabalho foi avaliar o conhecimento dos professores de escolas
públicas de ensino fundamental 1 do DF sobre traumatismo
dentário. Foi aplicado um formulário online com questões
objetivas sobre manejo de traumatismos dentários, com objetivo
de avaliar o nível de conhecimento dos professores antes e após
uma vídeo-aula explicativa sobre traumatismo dentário. Para
avaliar a retenção dos conhecimentos obtidos, este questionário
foi aplicado novamente após um mês. O estudo piloto foi
realizado com duas escolas públicas de ensino fundamental 1 do
DF, com participação de 37 professores, divididos em grupo teste
e grupo controle (vídeo-aula sobre higiene bucal). Os resultados
mostraram diferença estatisticamente significativa (P< 0,01) entre
o tempo T1 e T2 para o grupo teste (GT), nível de significância de
5%. O GT apresentou mais acertos após a atividade educativa
com apresentação da vídeo-aula e manteve mais acertos depois
de um mês. Apenas GT apresentou diferença significativa entre
T1-T3 (P=0,002). Os educadores, ao responderem o questionário
pela primeira vez, não tinham conhecimento acerca das medidas
necessárias para atender as urgências em traumatismo dentário.
Após a atividade educativa, o GT apresentou resultados
melhores do que o grupo controle (GC) em T1, T2 e T3. Deste
modo, pode-se concluir que a atividade educativa sobre
traumatismo dentário mostrou-se eficaz imediatamente, com
diferença significativa com o GT, favorecendo a retenção de
conhecimento após um mês. |
Abstract: | Dental trauma is defined as an injury of variable extension,
intensity and severity, of accidental or intentional origin, caused
by forces acting on the dental organ resulting from accidents and/
or beatings, and is highly prevalent among the population. As
dental trauma is highly prevalent in children and adolescents, the
aim of this study was to assess the knowledge of public
elementary school teachers 1 in the Federal District about dental
trauma. An online form with objective questions about dental
trauma management was applied, in order to assess the level of
knowledge of teachers before and after an explanatory video-
class on dental trauma. To assess the retention of knowledge
obtained, this questionnaire was applied again after one month.
The pilot study was carried out with two public elementary
schools 1 in the DF, with the participation of 37 teachers, divided
into a test group and a control group (video class on oral
hygiene). The results showed a statistically significant difference
(P<0.01) between time T1 and T2 for the test group (TG), with a
significance level of 5%. The WG had more correct answers after
the educational activity with the presentation of the video-class
and maintained more correct answers after a month. Only TG
showed a significant difference between T1-T3 (P=0.002). The
educators, when answering the questionnaire for the first time,
were not aware of the necessary measures to attend to
emergencies in dental trauma. After the educational activity, the
TG showed better results than the control group (CG) at T1, T2
and T3. Thus, it can be concluded that the educational activity on
dental trauma proved to be effective immediately, with a
significant difference with the TG, favoring the retention of
knowledge after one month. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2021. |
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