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Título: Avaliação de retenção de conhecimento de professores de ensino fundamental 1 do DF sobre traumatismo dentário : estudo piloto
Outros títulos: Evaluation of knowledge retention of teachers in the Federal District, about dental trauma
Autor(es): Silva, Vitor Hugo Ribeiro
Orientador(es): Rezende, Liliana Vicente Melo de Lucas
Coorientador(es): Massignan, Carla
Assunto: Professores - aprendizagem
Dentes - fraturas
Traumatismo dentário
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 5-Jul-2022
Referência: SILVA, Vitor Hugo Ribeiro. Avaliação de retenção de conhecimento de professores de ensino fundamental 1 do DF sobre traumatismo dentário: estudo piloto. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O traumatismo dentário é definido como lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, de origem acidental ou intencional, causada por forças que atuam no órgão dentário decorrentes de acidentes e/ou espancamentos, sendo altamente prevalente entre a população. Como os traumas dentários têm alta prevalência em crianças e adolescentes, o objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento dos professores de escolas públicas de ensino fundamental 1 do DF sobre traumatismo dentário. Foi aplicado um formulário online com questões objetivas sobre manejo de traumatismos dentários, com objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos professores antes e após uma vídeo-aula explicativa sobre traumatismo dentário. Para avaliar a retenção dos conhecimentos obtidos, este questionário foi aplicado novamente após um mês. O estudo piloto foi realizado com duas escolas públicas de ensino fundamental 1 do DF, com participação de 37 professores, divididos em grupo teste e grupo controle (vídeo-aula sobre higiene bucal). Os resultados mostraram diferença estatisticamente significativa (P< 0,01) entre o tempo T1 e T2 para o grupo teste (GT), nível de significância de 5%. O GT apresentou mais acertos após a atividade educativa com apresentação da vídeo-aula e manteve mais acertos depois de um mês. Apenas GT apresentou diferença significativa entre T1-T3 (P=0,002). Os educadores, ao responderem o questionário pela primeira vez, não tinham conhecimento acerca das medidas necessárias para atender as urgências em traumatismo dentário. Após a atividade educativa, o GT apresentou resultados melhores do que o grupo controle (GC) em T1, T2 e T3. Deste modo, pode-se concluir que a atividade educativa sobre traumatismo dentário mostrou-se eficaz imediatamente, com diferença significativa com o GT, favorecendo a retenção de conhecimento após um mês.
Abstract: Dental trauma is defined as an injury of variable extension, intensity and severity, of accidental or intentional origin, caused by forces acting on the dental organ resulting from accidents and/ or beatings, and is highly prevalent among the population. As dental trauma is highly prevalent in children and adolescents, the aim of this study was to assess the knowledge of public elementary school teachers 1 in the Federal District about dental trauma. An online form with objective questions about dental trauma management was applied, in order to assess the level of knowledge of teachers before and after an explanatory video- class on dental trauma. To assess the retention of knowledge obtained, this questionnaire was applied again after one month. The pilot study was carried out with two public elementary schools 1 in the DF, with the participation of 37 teachers, divided into a test group and a control group (video class on oral hygiene). The results showed a statistically significant difference (P<0.01) between time T1 and T2 for the test group (TG), with a significance level of 5%. The WG had more correct answers after the educational activity with the presentation of the video-class and maintained more correct answers after a month. Only TG showed a significant difference between T1-T3 (P=0.002). The educators, when answering the questionnaire for the first time, were not aware of the necessary measures to attend to emergencies in dental trauma. After the educational activity, the TG showed better results than the control group (CG) at T1, T2 and T3. Thus, it can be concluded that the educational activity on dental trauma proved to be effective immediately, with a significant difference with the TG, favoring the retention of knowledge after one month.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2021.
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