Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AnaLuizaSaraivaDiniz_tcc.pdf3,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da vulnerabilidade ambiental de um processo de erosão linear, tipo voçoroca, na cidade de Recanto das Emas - DF
Autor(es): Diniz, Ana Luíza Saraiva
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Geoprocessamento
Erosão
Voçoroca
Data de apresentação: 11-Dez-2020
Data de publicação: 1-Jul-2022
Referência: DINIZ, Ana Luíza Saraiva. Análise da vulnerabilidade ambiental de um processo de erosão linear, tipo voçoroca, na cidade de Recanto das Emas - DF. 2020. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nos últimos anos as erosões do solo têm sido responsáveis por inúmeras alterações em ambientes rurais e urbanos, promovendo diversos prejuízos para os grupos sociais afetados. Nesse sentido, o presente trabalho realiza a análise da vulnerabilidade ambiental de um processo de erosão linear, tipo voçoroca, na área de estudo situada na cidade do Recanto das Emas(DF)e seus consequentes passivos ambientais, por meio de algoritmos de geoprocessamento e de análise multicritério inseridos em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A voçoroca em questão resulta de processos erosivos intensos que acarretam impactos ambientais negativos, potencializados pelas ações antrópicas e pelos processos de inundação de sua rede de drenagem que contribuem para o aumento da sua vulnerabilidade ambiental. Na análise dessa vulnerabilidade ambiental, inicialmente é feito o mapeamento de uso e cobertura do solo em diferentes anos para analisar o crescimento urbano e ações de desmatamento; o mapeamento de suscetibilidade dos processos erosivos; e, o mapeamento da inundação para conhecimento das áreas de risco propícias a alagamentos, resultando em mapas cartográficos que representam essas diversas suscetibilidades. Por meio de análise multicritério, tipo Análise Hierárquica de Processos (AHP), em ambiente de SIG, a vulnerabilidade ambiental da área de estudo foi obtida e representada cartograficamente, definindo as áreas mais frágeis afetadas por futuras mudanças na dinâmica de ocupação do espaço territorial, em que a voçoroca exerce uma elevada influência na degradação da vulnerabilidade ambiental da área de estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.