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dc.contributor.advisorPérez Flores, Fidel Irving-
dc.contributor.authorZanuni, Ana Beatriz-
dc.identifier.citationZANUNI, Ana Beatriz. Obras cinematográficas como ferramenta de poder na disputa entre potências: o papel do cinema na competição entre Estados Unidos e China durante o governo Trump (2017-2020). 2022. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractCom enfoque na área de estudos de Popular Culture and World Politics (PCWP), esta monografia pretende analisar como as indústrias e as obras cinematográficas podem ter participação e impactar competições político-econômicas entre Estados. Defende-se que obras cinematográficas contribuem para a propagação e estabelecimento de narrativas, imagens e ideais políticos internacionalmente, e para o aumento do soft power. Desse modo, se colocam como uma ferramenta no jogo de poder entre países que competem no âmbito internacional. Direcionando o estudo à rivalidade comercial e ideológica entre Estados Unidos e China durante o governo de Donald Trump (2017-2020), argumenta-se que, neste caso, o cinema assume um papel político, mas não compõe um jogo de soma zero. Portanto, visando constituir uma relação de ganhos mútuos entre os países e seus mercados, a indústria cinematográfica impactaria ambas as partes em sua busca por proeminência internacional e ganhos comerciais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCinema e políticapt_BR
dc.subject.keywordPolítica externapt_BR
dc.subject.keywordSoft powerpt_BR
dc.titleObras cinematográficas como ferramenta de poder na disputa entre potências : o papel do cinema na competição entre Estados Unidos e China durante o governo Trump (2017-2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T22:21:40Z-
dc.date.available2022-06-29T22:21:40Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31295-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph focuses on the field of Popular Culture and World Politics (PCWP) studies and aims to analyze how film industries and cinematographic productions can participate in and impact political-economic competitions between countries. It is argued that cinematographic productions contribute to the propagation and establishment of narratives, images, and political ideals internationally, and to the increase of soft power. Thus, they are presented as a tool in the power game between the nations competing in the international arena. Directing the study towards the commercial and ideological rivalry between the United States and China during Donald Trump's administration (2017-2020), the argument is made that, in this case, the cinema assumes a political role, but does not compose a zero-sum game. Therefore, aiming to constitute a win-win relationship between the countries and their markets, the film industry would impact both sides in their pursuit of international prominence and commercial gains.pt_BR
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



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