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dc.contributor.advisorVictorino, Márcio de Carvalho-
dc.contributor.authorGaspareto, Jéssica Bilac-
dc.identifier.citationGASPARETO, Jéssica Bilac. O uso de técnicas de ciência de dados para analisar a ambiguidade de autoria em produção científica dos professores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação das universidades federais brasileiras. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA comunicação científica nasce mediante a explosão informacional crescente no mundo e advém da necessidade de organizar novos conhecimentos por meio de produções científicas. Por meio da atribuição de autoridades em trabalhos científicos, é possível identificar produções científicas dentro da comunicação científica, resultando no objeto de estudo deste trabalho. O presente objeto de estudo deste trabalho é salientado na ocorrência de ambiguidades entre nomes de autores. Desta forma, tem como objetivos específicos a contextualização do ciclo da comunicação cientifica e seus pilares e infraestruturas; como a colaboração científica funciona; importância da autoria múltipla; contextualização da bibliometria; além de mostrar como as técnicas de ciência de dados podem atuar na seguinte pesquisa. A metodologia adotada é quantitativa, sendo a coleta de dados proveniente do Portal Sucupira da CAPES, plataforma Lattes e plataforma ORCID. Em seguida, os dados coletados foram utilizados para criação de um esquema no sistema gerenciador de banco de dados MySQL, que possibilitou a organização, manipulação e limpeza dos dados. Os dados provenientes foram utilizados para o desenvolvimento do estudo de caso apresentado neste trabalho e por meio da plataforma Tableau (plataforma utilizada para análise de dados), gerou-se gráficos para discussão do problema apresentado. Em conclusão, foi possível verificar dois tipos diferentes de ambiguidades entre autores dentro dos professores participantes dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação nas universidades federais brasileiras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação científicapt_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.subject.keywordCiência de dadospt_BR
dc.titleO uso de técnicas de ciência de dados para analisar a ambiguidade de autoria em produção científica dos professores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação das universidades federais brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T15:14:09Z-
dc.date.available2022-06-29T15:14:09Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31281-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Scientific communication is born through the growing informational explosion in the world and comes from the need to organize new knowledge through scientific productions. Through the competence of authorities in scientific works, it is possible to identify scientific productions within scientific communication, but there is no object of study in this work. The present object of study of this work is highlighted in the occurrence of ambiguities between authors' names. In this way, its specific objectives are to contextualize the scientific communication cycle and its pillars and infrastructures; how collaboration works; importance of multiple authorship; contextualization of bibliometrics; in addition to showing how data science techniques can work in the following research. The methodology adopted is quantitative, with data collection coming from CAPES' Sucupira Portal, Lattes platform and ORCID platform. Then, the collected data were used to create a schema in the MySQL database management system, which enabled the organization, manipulation and cleaning of the data. The data used were used for the development of the case study presented in this work and through the Tableau platform (a platform used for data analysis), graphs were generated to discuss the problem presented. In conclusion, it was possible to verify the two different types of ambiguities between authors within professors participating in graduate programs in information science in Brazilian universities.pt_BR
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