Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cantarela, Roberta | - |
dc.contributor.author | Leite, Gabriela Barbosa Sucupira | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Gabriela Barbosa Sucupira. O valor econômico da Língua de Sinais Brasileira no Distrito Federal e entorno. 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta descrever a importância da Língua de Sinais Brasileira (Libras) e seu valor econômico no Distrito Federal e Entorno em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à comunidade surda e ao mercado de trabalho. Com o advento da Lei n.º 10.346 de 2002, que instaurou a Libras como o meio de comunicação oficial da comunidade surda, foram criados cursos para a formação de profissionais surdos em diversas áreas como Letras Libras bacharelado e licenciatura, porém ainda existe um déficit de ofertas de curso de bacharel, além disso, a falta de intérpretes nas escolas prejudica o aprendizado dos alunos nos cursos de outras faculdades. A metodologia usada neste trabalho foi a utilização de dados obtidos através de pesquisas quantitativas realizadas com estudantes e profissionais surdos da área acadêmica. O objetivo do estudo é analisar a contextualização da Libras para a sociedade, discutindo propostas de alguns políticos para implementar a disciplina de Libras como obrigatória nas escolas, dessa forma priorizando não só a comunicação, mas também o respeito a esses indivíduos que sofrem com barreiras para se comunicar, muitas vezes gerando isolamento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.title | O valor econômico da Língua de Sinais Brasileira no Distrito Federal e entorno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T12:16:59Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T12:16:59Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31271 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Sousa, Israel Ferreira Bezerra | - |
dc.description.abstract1 | This paper aims to describe the importance of the Brazilian Sign Language (Libras) and its economic value in the Federal District and surrounding areas in various aspects, especially regarding the deaf community and the labor market. With the enactment of Law No. 10.346 of 2002, which established Libras as the official means of communication for the deaf community, courses were created for training deaf professionals in various areas such as Letters Libras, Bachelor's Degree, and Licentiate. In addition, the lack of interpreters in schools impairs student learning in courses at other colleges. The methodology used in this work was the use of data obtained through quantitative research carried out with deaf students and professionals in the academic field. The study's objective is to analyze the Libras context for society, discussing proposals from some politicians to implement the Libras discipline as mandatory in schools, thus prioritizing not only communication but also respect for these individuals who suffer from communication barriers, often generating isolation. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|