Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31267
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AgnesNaomiKiharaMaeda_tcc.pdf730,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios da língua portuguesa para os surdos : uma abordagem das dificuldades que circundam o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos e estratégias que podem auxiliar nesse processo
Autor(es): Maeda, Agnes Naomi Kihara
Orientador(es): Cantarela, Roberta
Assunto: Educação inclusiva
Surdos - educação
Aprendizagem
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 29-Jun-2022
Referência: MAEDA, Agnes Naomi Kihara. Os desafios da língua portuguesa para os surdos: uma abordagem das dificuldades que circundam o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos e estratégias que podem auxiliar nesse processo. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso abordará as principais dificuldades dos surdos em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa, assim como apresentará sugestões de como esse cenário pode mudar. Tendo isso em vista, também serão expostos os principais desafios presentes no sistema educacional brasileiro a serem superados, sendo colocada em evidência, sua relação com o aprendizado do Português para os surdos. Novamente, haverá sugestão de ideias para a transformação desse meio, principalmente no aspecto dos métodos e materiais didáticos utilizados na educação dos surdos, sendo aplicados desde o ensino básico ao superior.
Abstract: This completion of course work will examine and discuss the deaf's main adversities related to their Portuguese language learning, as well as suggest ideas about how this scenario can be changed for the better. With this in mind, the most crucial challenges to be overcome in the Brazilian educational system will be exhibited, highlighting it's link with Portuguese learning for the deaf and once again, suggesting ideas to improvethis area. Those concepts are mostly around the methods and teaching materials used in the education for the deaf, being applied since the basic education until the university education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.