Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31265
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CaioCesarDeOliveira_tcc.pdf9,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vídeo-artigos em língua de sinais brasileira : uma análise sob a ótica da multimodalidade
Autor(es): Oliveira, Caio César de
Orientador(es): Nascimento, Cristiane Batista do
Assunto: Língua brasileira de sinais
Surdos - educação
Pessoas com deficiência
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 29-Jun-2022
Referência: OLIVEIRA, Caio César de. Vídeo-artigos em língua de sinais brasileira: uma análise sob a ótica da multimodalidade. 2020. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo versa sobre as características do gênero textual acadêmico Vídeo-Artigo em Língua de Sinais Brasileira, tendo por finalidade construir uma análise sobre as escolhas multimodais adotadas pela Revista Brasileira de Vídeo-Registro em Libras, produzida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para isso, é narrado o percurso histórico de institucionalização da Língua nos ambientes acadêmicos apresentando modelos de produções videográficas que oportunizam seu estudo, apontando as características adotadas nos manuais para publicação nas instituições de educação com atenção aos elementos visuais que compõem esses materiais. A partir disso, são selecionados eixos temáticos, tendo por base, as normativas de publicação para a revistada UFSC, onde são estruturados com auxílio de diferentes elementos semióticos. Assim, por meio de uma ficha descritiva, são traçadas as escolhas adotadas com ênfase na multimodalidade em acordo com as bases teóricas de Quadros e Karnopp (2004), Lopes (2012), Kress (2010) e Van Leeuwen (2001). Assim, observou-se que a mistura de semioses na composição videográfica do texto corresponde às características da Língua de Sinais Brasileira, enquanto uma Língua de modalidade visuoespacial. A sinalização dos conteúdos, estende-se às influências imagéticas, as quais foram bem construídas pela revista em razão das escolhas de cores afim de demarcar em blocos de ideias importantes no texto, bem como as adições de imagens. Com isso, torna-se evidente que os Vídeo-Artigos são um gênero textual acadêmico forjado a partir de cruzamento de semioses, o que os caracteriza enquanto instrumentos multimodais estruturados para o Povo Surdo a serviço de um direito linguístico que deve ser ofertado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.