Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DaniloYFukuda_tcc.pdf698,86 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorIshikawa, Edison-
dc.contributor.authorFukuda, Danilo Yuji-
dc.identifier.citationFUKUDA, Danilo Y. Uma avaliação comparativa das linguagens Rust e C para o ensino de programação. 2021. x, 37 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO principal problema identificado nas disciplinas introdutórias de programação está relacionada a dificuldade de abstração dos problemas e na lógica. Sendo assim a tarefa de encontrar uma linguagem de programação de primeiro contato que facilite o aprendizado dos alunos se torna essencial para o ensino da programação. Rust é uma linguagem de programação que está em ascensão, por ter vários pontos positivos a seu favor na sua utilização, como por exemplo, a segurança de memória é garantida. Neste trabalho será exposto quais artigos que defendem o uso do Rust em turmas introdutórias de programação com base em uma revisão sistemática da literatura e uma comparação da linguagem Rust com a linguagem C, concluindo que Rust é uma alternativa viável para o ensino de programação no lugar de C.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem Rustpt_BR
dc.subject.keywordLinguagem Cpt_BR
dc.titleUma avaliação comparativa das linguagens Rust e C para o ensino de programaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T22:36:23Z-
dc.date.available2022-06-28T22:36:23Z-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31261-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main problem identified in the introductory programming disciplines is related to the difficulty of abstraction of problems and logic. Thus, the task of finding a first programming language that facilitates students learning becomes essential for teaching programming. Rust is a programming language that is on the rise, as it has several positive points in its use, such as memory security is guaranteed. And in this work it will be exposed which articles that defend the use of Rust in introductory programming classes based on a systematic review of the literature and a comparison of the Rust language with the C language. The conclusion is that Rust is a viable alternative to C in a first programming course.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.