Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Tanaka, Marcus Vinícius de Lira Ferreira | - |
dc.contributor.author | Lopes, Caio Martins | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Caio Martins. O cinema japonês como mídia de representação histórica: o período Tokugawa nos filmes “Harakiri” e "Rebelião". 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A história do Japão é marcada por épocas de grandes mudanças sociais, cada uma contendo características únicas e importantes de serem estudadas para compreender a cultura e língua do país. Este trabalho tem como objetivo analisar como o período Tokugawa (16001868), também conhecido como período Edo, é representado dentro do cinema japonês, mais especificamente em duas obras do diretor Masaki Kobayashi, “Harakiri” e “Rebelião”, e se essa representação é relevante para servir como base de representação histórica. Para atingir esse objetivo, reunimos as informações dos livros “A History of Japan: From Stone Age to Superpower”, de Kenneth G. Henshall, e “A Modern History of Japan - From Tokugawa Times to Present”, de Andrew Gordon, para fazer um estudo sobre o xogunato Tokugawa, desde o seu estabelecimento no século XVI até a sua queda em meados do século XIX, época marcada por conflitos internos e por pressões internacionais sobre o Japão. Além disso, os conceitos de ninjo e giri, duas características importantes da sociedade desse período, são observadas mais profundamente. Por fim, com as análises dos filmes, foram encontradas diversas características do período em questão, como a influência da autoridade na sociedade, sendo feitas reflexões acerca da influência do xogunato no país de hoje e da relevância dos filmes nos estudos históricos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - Japão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Japão - história | pt_BR |
dc.title | O cinema japonês como mídia de representação histórica : o período Tokugawa nos filmes “Harakiri” e "Rebelião" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T14:06:56Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T14:06:56Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31254 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The history of Japan is defined by periods of great social change, each having its unique characteristics that are important objects of study to deeply comprehend the country’s culture and language. This work aims to analyze how the period in question, here called the Tokugawa period (1600-1868), but also known as the Edo period, is represented in the japanese cinema, more specifically in two works of the director Masaki Kobayashi, “Harakiri” and “Samurai Rebellion”, and if this representation is relevant as a source of historical representation. To achieve this goal, the information in the books “A History of Japan: From Stone Age to Superpower”, by Kenneth G. Henshall, and “A Modern History of Japan - From Tokugawa Times to Present”, by Andrew Gordon, are gathered in order to study the Tokugawa Shogunate, from its establishment to its fall in the mid 19th century, a time period defined by internal conflicts and international pressure on Japan. Furthermore, the concepts of ninjo and giri, two important characteristics seen in the society from this period, are observed more thoroughly. Finally, with the analysis of the films, several characteristics of the period in question were found, such as the influence of authority in society, and we reflected about the influence of the shogunate in the country nowadays and the relevance of films in historical studies. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
|