Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31248
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AlexIgorGalvaoDeCarvalho_tcc.pdf326,46 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPinheiro, Kimiko Uchigasaki-
dc.contributor.authorCarvalho, Alex Igor Galvão de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Alex Igor Galvão de. Uma visão dialógica da educação e dos objetivos do ensino literário. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como base uma visão dialógica bakhtiniana, que busca refletir os aspectos educacionais e do ensino da literatura, sua importância e relevância na vida e transformação do ser. A literatura como uma matéria de fundamental importância dentro do meio acadêmico e principalmente nos cursos de letras, não só como um difusor cultural da língua estudada, mas também como fonte do pensamento autóctone de um povo em determinado contexto cultural e social. Através da análise prática de leitura cênica da dramaturgia de Yukio Mishima (Travesseiro dos sonhos) no curso de extensão idealizado e coordenado pela Professora Kimiko Pinheiro, observar se há uma possibilidade de proporcionar um desenvolvimento dialógico do pensamento crítico dos educandos participantes da atividade. Assim, refletir sobre o papel do ensino da literatura dentro do curso de Letras Japonês, bem como na educação, não só em sua importância histórica e linguística, mas em seu contexto social e seu papel no desenvolvimento humano de um pensamento crítico e livre. Este trabalho visa também ponderar nosso papel enquanto educadores e o ambiente de sala de aula, corroborada pela visão de outros autores presentes na educação, como Paulo Freire e bell hooks.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDialogismopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura japonesapt_BR
dc.titleUma visão dialógica da educação e dos objetivos do ensino literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T13:13:21Z-
dc.date.available2022-06-28T13:13:21Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31248-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work is based on a bakhtinian dialogic vision, which seeks to reflect the educational and teaching aspects of literature, its importance and relevance in the life and transformation of the being. Literature as a subject of fundamental importance within the academic world, not only as a cultural diffuser of the studied language, but also as a source of unique thought of a people in a given cultural and social context. Through the practical analysis of scenic reading of Yukio Mishima's dramaturgy in the extension course, guided by the professor e coordinator Kimiko Pinheiro, seek to note if there is a possibility of providing a dialogical development of critical thinking of students participating in the activity. Thus, to reflect on the role of literature teaching within the Japanese Language course, as well as in education, not only in its historical and linguistic importance, but in its social context and its role in the human development of free and critical thinking. This work also aims to consider our role as educators and the classroom environment, corroborated by the view of other authors present in education, such as Paulo Freire and bell hooks.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.