Título: | Análise da beleza da personagem Yōkihi (Yang Guifei) 楊貴妃 no filme de Kenji Mizoguchi |
Autor(es): | Esteves, Raphael Morbeck |
Orientador(es): | Pinheiro, Kimiko Uchigasaki |
Assunto: | Beleza feminina (Estética) Literatura japonesa Cinema Mulheres no cinema |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 28-Jun-2022 |
Referência: | ESTEVES, Raphael Morbeck. Análise da beleza da personagem Yōkihi (Yang Guifei) 楊貴妃 no filme de Kenji Mizoguchi. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Yang Guifei é denominada como uma das quatro mulheres mais belas da China antiga. Este trabalho tem como objetivo analisar a beleza da personagem Yang Guifei no filme de Kenji Mizoguchi, intitulado Yōkihi (1955). Para atingir esse objetivo, reunimos diferentes concepções de beleza pela perspectiva ocidental e oriental, assim como, relatos sobre a vida da personagem, informações históricas, alusões feitas a ela e descrições que caracterizam as personagens femininas na cinematografia de Mizoguchi. Ademais, baseamos nossa análise na compreensão de Linda Hutcheon acerca de uma obra adaptada. Depois, fazemos um breve resumo do filme, comparando-o com as informações históricas apresentadas. Por fim, de acordo com as informações mencionadas, identificamos como esses elementos se apresentam no filme de Kenji Mizoguchi, defendendo a ideia de que a personagem transmite uma beleza melancólica composta por uma pluralidade de definições que ultrapassa a mera beleza visual, fazendo necessária a compressão de suas outras representações. |
Abstract: | Yang Guifei is classified as one of the four beauties of ancient China. This work aims to analyse the beauty of Yang Guifei in the Kenji Mizoguchi's film entitled Yōkihi (1955). To achieve this goal, we gathered different conceptions of beauty from the western and eastern perspectives, as well as reports about the character's life, historical information, allusions made to her and descriptions that characterize the female characters in Mizoguchi's cinematography. Furthermore, we based our analysis on Linda Hutcheon's understanding of an adapted work. Afterwards, we present a brief summary of the film, comparing it with the historical information presented. Finally, according to the information mentioned, we identified how these elements are presented in Kenji Mizoguchi's film, arguing that the character conveys a melancholic beauty composed of a plurality of definitions that goes beyond the mere visual beauty, making it necessary to comprehend her other representations. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.