Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31235
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThiagoUriasHirae_tcc.pdf3,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramento digital do idoso segundo abordagem biopsicossocial
Autor(es): Hirae, Thiago Urias
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Inclusão digital
Letramento informacional
Idosos - capacidade funcional e cognitiva
Data de apresentação: 28-Mai-2021
Data de publicação: 27-Jun-2022
Referência: HIRAE, Thiago Urias. Letramento digital do idoso segundo abordagem biopsicossocial. 2021. ix, 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O aumento da expectativa de vida das pessoas e o crescimento da população de idosos das últimas décadas geram novas demandas educacionais e de serviços para promover a qualidade de vida dessas pessoas num mundo digital. As necessidades, expectativas, capacidades funcionais e cognitivas orientam as estratégias educacionais individualizadas. O trabalho apresenta um estudo exploratório sobre letramento digital de pessoas idosas com base na Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde da Organização Mundial de Saúde - CIF/OMS. Um modelo pedagógico biopsicossocial de letramento digital do idoso é proposto para apoiar as atividades e a seleção de ferramentas digitais apropriadas. As estratégias são direcionadas às necessidades e capacidades individuais para o desenvolvimento da fluência digital na resolução de problemas do cotidiano em contextos específicos da vida. Um guia pedagógico e um protótipo de aplicativo demonstram o potencial de aplicação do modelo.
Abstract: The increase in people’s life expectancy and the growth of the elderly population in recent decades generate new educational and service demands to promote the quality of life of these people in a digital world. Needs, expectations, functional and cognitive abilities guide individualized educational strategies. This work presents an exploratory study on digital literacy of elderly people based on the International Classification of Functioning and Health, created by the World Health Organization - CIF/WHO. A biopsychosocial pedagogical model of elderly digital literacy is proposed to support activities and the selection of appropriate digital tools. Strategies are oriented at individual needs and capabilities for the development of digital fluency to solve everyday problems in specific contexts of life. A pedagogical guide and an application prototype demonstrate the potential of applying the model.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.