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dc.contributor.advisorMarotta, Marcelo Antônio-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Hélio Santana da-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Hélio Santana da. Estudo comparativo de meta-heurísticas: otimização do modelo de alocação na Agência Nacional de Aviação Civil. 2021. xi, 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractÓrgãos públicos de caráter fiscalizatório, como agências reguladoras, tem a necessidade de atender uma grande demanda de missões com um número limitado de recursos humanos. Esse tipo de problema pode ser categorizado como um problema de High School Timetibling Problem (HSTP) um sub-problema da classe de problemas de alocação e agendamento. É possível observar na literatura um grande número de trabalhos que visam solucionar os problemas de otimização, destacando-se as soluções que envolem as meta-heurísticas. Além do uso desses algoritmos para a resolução de problemas de agendamento, modelos de hibridização de meta-heurísticas têm se mostrado promissores na maximização e minimização de funções objetivo em problemas de agendamento, obtendo resultados sub-ótimos muito próximos aos resultados ótimos. Nesse contexto, o trabalho presente tem como objetivo apresentar e comparar três meta-heurísticas, Busca Tabu, Algoritmo Genético e Simulated Annelaning e dois modelos de hibridização, multi-estágio e sequencial, utilizando como caso de uso, o modelo de alocação das missões da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Além disso, foi desenvolvido uma plataforma para uso de não especialistas como aplicação de rede, utilizando a arquitetura REST, onde conectam-se os dados das missões com o algoritmo de otimização que obteve o melhor desempenho, com uma interface amigável e simplificada ao usuário final. Resultados comparativos entre os algoritmos apresentados mostraram que o algoritmo híbrido multi-estágio combinando a abordagem de Busca Tabu e o Algoritmo Genético (HMS) obteve melhor desempenho na maioria dos testes. Já, para os métodos sem hibridização, o algoritmo genético destacou-se com os melhores resultados dentre as demais técnicas comparadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlgoritmos de otimizaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlgoritmos evolucionáriospt_BR
dc.subject.keywordSistema web de alocaçãopt_BR
dc.titleEstudo comparativo de meta-heurísticas : otimização do modelo de alocação na Agência Nacional de Aviação Civilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T21:45:55Z-
dc.date.available2022-06-27T21:45:55Z-
dc.date.submitted2021-05-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31234-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Public organs of supervisory nature, such as regulatory agencies, have the need to attend a high demand for inspection missions with a limited number of human resources. This type of problem can be categorized as a High School Timetibling Problem (HSTP), a sub-problem of the class of allocation and scheduling problems. It is possible to observe in the literature a large number of works that aim to solve the optimization problems, highlighting the solutions that involve the meta-heuristics. In addition to the use of these algorithms to solve scheduling problems, meta-heuristichy bridization models are showing promising in the maximizing and minimizing objective functions in scheduling problems, obtainingsub-optimal results very close to the optimal results. In this context, the present work aims to present and compare three meta-heuristics: tabu search, genetic algorithm and simulated annelaning and two hybridization models: multi-stageandsequential, using the mission allocation model from the National Civil Aviation Agency of Brazil (ANAC), as well as the development of a web platform, using the REST architecture, where it connects the data of the missions and the inspectors to the optimization algorithm that obtained the best performance, with a friendly and simplified interface to the end user. Results of the comparison between the presented algorithms showed that the hybrid multi stage algorithm between the tabu search and the genetic algorithm (HMS) obtained better performance in most of the test cases. The genetic algorithm also obtained reasonable results, showing itself to be indistinguishable from the HSM algorithm in some cases.pt_BR
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