Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31222
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuanaGoncalvesBarreto_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinantes sociais da saúde : mortalidade adulta na área metropolitana de Brasília
Autor(es): Barreto, Luana Gonçalves
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Coorientador(es): Fechine, Valéria Maria Rodrigues
Assunto: Software R
Mortalidade - estatística
Análise de correspondência (Estatística)
Data de apresentação: 10-Nov-2021
Data de publicação: 27-Jun-2022
Referência: BARRETO, Luana Gonçalves. Determinantes sociais da saúde: mortalidade adulta na área metropolitana de Brasília. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Tendo como base conceitual os Determinantes Sociais da Saúde, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a mortalidade adulta na Área Metropolitana de Brasília. Para tanto, buscou-se analisar a associação entre o perfil socioeconômico dos falecidos e as causas básicas de morte. Foram utilizados dados sobre óbitos entre 30 e 69 anos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) entre 2011 e 2020, para o Distrito Federal e 12 municípios goianos que fazem parte da Área Metropolitana de Brasília. Foi aplicada a técnica de Análise de Correspondência Múltipla (ACM) para avaliar similaridade entre as categorias das variáveis selecionadas. Além disso, identificaram-se associações entre as variáveis com base em dois eixos principais, o primeiro diretamente relacionado aos aspectos socioeconômicos, e o segundo as características individuais dos falecidos. Foram identificadas as seguintes associações: as causas externas estão associadas ao gênero masculino; as categorias de baixa escolaridade estão associadas à baixa renda no primeiro eixo; e as Regiões Administrativas de alta renda têm como causas de morte neoplasias e doenças do coração, ocorridas em idades mais avançadas. Com o uso da técnica de ACM foi possível associar os perfis com as causas de mortalidade, reforçando a importância que tais associações sejam levadas em consideração para o direcionamento de políticas de saúde para a população adulta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.