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Título: Aplicação de modelos de teoria da resposta ao item no estudo das respostas para a prova de matemática do vestibular da UnB
Autor(es): Freitas, Junio de Lima
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Teoria da resposta ao item
Modelo de resposta gradual
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 27-Jun-2022
Referência: FREITAS, Junio de Lima. Aplicação de modelos de teoria da resposta ao item no estudo das respostas para a prova de matemática do vestibular da UnB. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar um m´método alternativo de pontuação para as questões do tipo A (certo ou errado) e C (múltipla escolha de 4 alternativas), somente para a prova de matemática do vestibular da UnB elaborada pelo CEBRASPE. Esse novo método de pontuação consiste em aplicar o Modelo de Resposta Gradual (MRG), da Teoria da Resposta ao Item (TRI), ao considerar como uma alternativa de resposta a “não resposta”. Esta análise começa com um estudo descritivo das respostas dos indivíduos que realizaram a prova, seguida por algumas comparações dos escores calculados. Primeiro será comparado o Método Convencional e o Modelo de Resposta Gradual (MRG), e posteriormente haverá comparação entre este e o Modelo dicotômico de 3 parâmetros também da TRI, tomando a não reposta como erro no de 3 parâmetros. Os resultados mostraram uma alta proximidade entre as notas estimadas pelo modelo de resposta gradual e as notas obtidas pelo método convencional. Dessa forma, pôde-se concluir que o método proposto é eficiente em avaliar os indivíduos com a adição das vantagens que a Teoria da Resposta ao Item oferece.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021.
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