Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Ana Maria Nogales | - |
dc.contributor.author | Daniel, Gilson Ricardo | - |
dc.identifier.citation | DANIEL, Gilson Ricardo. Estimação do valor da hora-aluno para cursos ofertados pelo Pronatec. 2021. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, foi instituído pela Lei n° 12.513/2011, com a finalidade de ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica - EPT no país. Após nove anos de ofertas regulares, em 2020, devido ao cenário de pandemia pela Covid-19, foi necessário adaptar a oferta de cursos, focando em cursos de qualificação profissional ou formação inicial e continuada - FIC, na modalidade de Educação a Distância - EaD, ofertados pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT. Ao fim do ano, verificou-se que o valor da hora-aluno executado pelas instituições de ensino ficaram abaixo do valor por elas proposto e aprovado pelo Ministério da Educação - MEC. Assim, há evidências de que o valor efetivo da hora-aluno é menor do que o valor de referência, atualmente estipulado em R$ 4,50 (quatro reais e cinquenta centavos). Por meio da técnica de Análise de Variância - ANOVA, evidenciou-se que três fatores influenciam no valor da hora-aluno: (i) o eixo tecnológico do curso, (ii) a região geográfica onde se localiza a instituição ofertante, e (iii) o tipo de instituição. Adotando-se o modelo sem os valores discrepantes para a variável resposta, que indica o valor da hora-aluno efetivamente executado, são sugeridos valores para a hora-aluno de diferentes combinações entre eixos tecnológicos, regiões geográficas e tipos de instituições, de maneira a auxiliar a tomada de decisões dos gestores públicos do Pronatec. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de variância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.title | Estimação do valor da hora-aluno para cursos ofertados pelo Pronatec | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T11:05:22Z | - |
dc.date.available | 2022-06-27T11:05:22Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31209 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Estatística
|