Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Antônio, Priscila da Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Sarah Caroline Ferreira | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sarah Caroline Ferreira. A importância da escuta terapêutica entre estudantes de enfermagem e pacientes no ambiente hospitalar. 2021. 21 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação trata das experiências vividas em uma disciplina prática hospitalar, na qual os alunos de enfermagem se dispõem a ouvir os pacientes de forma lúdica e informal, abrindo um espaço de escuta e acolhimento. O estudo teve como objetivo conhecer sentimentos e percepções de pacientes internados diante do encontro com acadêmicos de Enfermagem durante uma disciplina prática, em um hospital geral, que privilegia a escuta e as dimensões subjetivas do adoecimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada em um Hospital Universitário no Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. Participaram treze pacientes internados na clínica médica. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, CAAE: 2.139.839. Para análise dos dados, utilizou-se a Classificação Hierárquica Descendente, por meio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram 6 classes: 1-Internação (percepções dos pacientes durante a internação), 2- Paciente (sentimentos e percepções sobre si mesmo), 3-Abordagem (análise da abordagem
utilizada pelos estudantes), 4- Comunicação (percepções sobre o diálogo com os estudantes de enfermagem), 5-Encontro (encontro entre estudantes de enfermagem e pacientes) e 6- Família (lembranças das relações familiares dos pacientes).Torna-se nítido a presença dos sentimentos: prazer, nostalgia, alegria, paz e sentimento de ser acolhido, além da liberdade para fazer perguntas e relatar sobre seus próprios sentimentos. O estudo destaca a importância do desenvolvimento de habilidades de escuta e acolhimento na formação de
enfermeiros para todas as especialidades da enfermagem. Neste caso, o destaque para pacientes internados em hospital geral. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relação enfermeiro-paciente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - prática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | A importância da escuta terapêutica entre estudantes de enfermagem e pacientes no ambiente hospitalar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-26T15:04:46Z | - |
dc.date.available | 2022-06-26T15:04:46Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31204 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|