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dc.contributor.advisorAntônio, Priscila da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Sarah Caroline Ferreira-
dc.identifier.citationSANTOS, Sarah Caroline Ferreira. A importância da escuta terapêutica entre estudantes de enfermagem e pacientes no ambiente hospitalar. 2021. 21 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação trata das experiências vividas em uma disciplina prática hospitalar, na qual os alunos de enfermagem se dispõem a ouvir os pacientes de forma lúdica e informal, abrindo um espaço de escuta e acolhimento. O estudo teve como objetivo conhecer sentimentos e percepções de pacientes internados diante do encontro com acadêmicos de Enfermagem durante uma disciplina prática, em um hospital geral, que privilegia a escuta e as dimensões subjetivas do adoecimento. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada em um Hospital Universitário no Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. Participaram treze pacientes internados na clínica médica. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, CAAE: 2.139.839. Para análise dos dados, utilizou-se a Classificação Hierárquica Descendente, por meio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram 6 classes: 1-Internação (percepções dos pacientes durante a internação), 2- Paciente (sentimentos e percepções sobre si mesmo), 3-Abordagem (análise da abordagem utilizada pelos estudantes), 4- Comunicação (percepções sobre o diálogo com os estudantes de enfermagem), 5-Encontro (encontro entre estudantes de enfermagem e pacientes) e 6- Família (lembranças das relações familiares dos pacientes).Torna-se nítido a presença dos sentimentos: prazer, nostalgia, alegria, paz e sentimento de ser acolhido, além da liberdade para fazer perguntas e relatar sobre seus próprios sentimentos. O estudo destaca a importância do desenvolvimento de habilidades de escuta e acolhimento na formação de enfermeiros para todas as especialidades da enfermagem. Neste caso, o destaque para pacientes internados em hospital geral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRelação enfermeiro-pacientept_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - práticapt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.titleA importância da escuta terapêutica entre estudantes de enfermagem e pacientes no ambiente hospitalarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-26T15:04:46Z-
dc.date.available2022-06-26T15:04:46Z-
dc.date.submitted2021-11-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31204-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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