Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31203
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AmandaAlvesDeAlmeida_tcc.pdf4,34 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Rodrigo Bonifácio de-
dc.contributor.authorAlmeida, Amanda Alves de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Amanda Alves de. Usabilidade da ferramenta Moodle: uma análise da experiência do usuário no ambiente Aprender. 2021. x, 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNo ano de 2020, a adoção do ensino remoto ganhou destaque no cenário educacional brasileiro com o advento da crise sanitária causada pela Covid-19. Diante desse panorama e considerando a demanda por soluções que proporcionem uma melhor adaptação a um novo modelo de ensino,este trabalho tem a finalidade de avaliar a qualidade da experiência do usuário com a plataforma Moodle, especificamente o ambiente Aprender da Universidade de Brasília, bem como a usabilidade da ferramenta. Para alcançar esse objetivo, o presente estudo compreendeu a aplicação de um survey para investigar os principais pontos críticos de usabilidade do Aprender passíveis de serem aperfeiçoados. Os dados foram coletados por meio de um questionário direcionado aos estudantes de diversos cursos da universidade. O instrumento foi composto por questões fechadas, cujas respostas foram analisadas por meio de estatística descritiva, e questões abertas, às quais aplicou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desse estudo mostram que os usuários relatam uma experiência satisfatória no uso da plataforma, mas que existem problemas no quesito da usabilidade da ferramenta. Conclui-se que os principais pontos de melhoria sãoaquelesrelacionadosaosaspectosdeperformance,disponibilidade,suporte,integração com outras plataformas institucionais e versatilidade. A avaliação dos resultados obtidos e a revisão da literatura sobre o tema possibilitaram a proposição de possíveis caminhos para melhorar esses itens, incluindo a revisão e manutenção frequente do servidor em que hospeda o sistema; a disponibilização de fácil acesso à documentação de ajuda; e o estudo das possibilidades de implantação de recursos ofertados pelo Moodle, mas ainda não adotados no Aprender.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.subject.keywordInteração homem-máquinapt_BR
dc.subject.keywordModular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle)pt_BR
dc.subject.keywordSoftware educacionalpt_BR
dc.titleUsabilidade da ferramenta Moodle : uma análise da experiência do usuário no ambiente Aprenderpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-26T14:45:53Z-
dc.date.available2022-06-26T14:45:53Z-
dc.date.submitted2021-05-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31203-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In 2020,the adoption of remote education gained prominence in the Brazilian educational scenario with the advent of the health crisis caused by Covid-19. Given this panorama and considering the demand for solutions that provide a better adaptation to a new teaching model, this work aims to evaluate the quality of the user experience with the Moodle platform, specifically the Aprender environment at Universidade de Brasília, as well as the usability of the tool. To achieve this goal, this study included the application of a survey to investigate critical points concerning the usability of Aprender that could be improved. The data were collected through a questionnaire addressed to students from different courses at the university. The instrument consisted of closed questions, whose answers were analyzed using descriptive statistics, and open questions, to which ---------=the content analysis technique was applied. The results of this study show that users report a satisfactory experience in using the platform, but that there are problems regarding the usability of the tool. It was concluded that the main points of improvement are those related to the aspects of performance, availability, support, integration with other institutional platforms, and versatility. The evaluation of the results obtained and the literature review on the topic made it possible to propose possible ways to improve these items, including the frequent review and maintenance of the server where the system is hosted, providing easy access to help documentation, and studying the possibilities implementation of resources offered by Moodle, but not yet adopted in Aprender.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.