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dc.contributor.advisorRodrigues, Frederico Bertholini Santos-
dc.contributor.authorPy, Cláudio Magno Brasil-
dc.identifier.citationPY, Cláudio Magno Brasil. O efeito de mensagens com quadros de identidade social na ativação de atitudes populistas no contexto brasileiro. 2022. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2022.pt_BR
dc.description.abstractA influência de mensagens com quadros de identidade social na ativação de atitudes populistas no contexto brasileiro é abordada a partir de um estudo experimental on-line. O objetivo da pesquisa é mostrar se os cidadãos do Brasil, ao serem expostos a quadros anti-elite e de centralidade no povo, são mais propensos, por um lado, a caracterizar os Deputados Federais e Senadores como pertencentes à elite corrupta que provoca as mazelas da sociedade e, por outro, a se identificar com o povo comum e homogêneo que apoia a soberania popular. Para a realização dessa avaliação, os participantes do experimento receberam aleatoriamente um dos quatro tipos de textos motivadores, sendo eles: (i) controle; (ii) quadro anti-elite; (iii) quadro de centralidade no povo; e, ainda, (iv) quadros anti-elite e de centralidade no povo combinados. Constatou-se, a partir do presente estudo, que a amostra analisada não sofreu efeitos significativos em nenhuma das circunstâncias testadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPopulismo (Ciência Política)pt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade socialpt_BR
dc.titleO efeito de mensagens com quadros de identidade social na ativação de atitudes populistas no contexto brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-24T13:47:23Z-
dc.date.available2022-06-24T13:47:23Z-
dc.date.submitted2022-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31178-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The influence of messages with identity frames on the activation of populist attitudes in the Brazilian context is approached from an experimental online study. The objective of the research is to show whether the citizens of Brazil, when exposed to anti-elite and people-centered frameworks, are more likely, on the one hand, to characterize Federal Deputies and Senators as belonging to the corrupt elite that causes the ills. of society and, on the other, to identify with the homogeneous common people who support popular sovereignty. To carry out this evaluation, the participants of the experiment randomly received one of four types of motivating texts, namely: (i) control; (ii) anti-elite framework; (iii) people-centricity framework; (iv) anti-elite and people-centric cadres combined. It was found, from the present study, that the analyzed sample didn’t suffer significant effects in any of the tested circumstances.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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