Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrunoDoNascimentoCosta_tcc.pdf389,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência mútua entre o campo político e o campo midiático : um estudo de caso das candidaturas de Frank Aguiar e Luis Miranda
Autor(es): Costa, Bruno do Nascimento
Orientador(es): Machado, Carlos Augusto Mello
Assunto: Redes sociais on-line
Campanha eleitoral
Bourdieu, Pierre, 1930-2002
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 24-Jun-2022
Referência: COSTA, Bruno do Nascimento. A influência mútua entre o campo político e o campo midiático: um estudo de caso das candidaturas de Frank Aguiar e Luis Miranda. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de analisar como se dá as relações entre o campo midiático e o campo político. Para isso, resgatamos parte da teoria de Pierre Bourdieu que disserta sobre as relações sociais e os fatores que explicam as desigualdades entre os agentes. A partir dessa análise, pontuamos como os diversos capitais obtidos podem ser importantes dentro da disputa política, evidenciando principalmente o papel da mídia nesse cenário. Além de diferenciar algumas das principais formas de capital da teoria bourdieuana, também pontuamos as distinções entre a trajetória de um político tradicional e de um outsider, ressaltando a importância dos meios de comunicação para esse último caso. Para corroborar com as teses apresentadas no trabalho, há o estudo de caso do ex-deputado e cantor Frank Aguiar e do Deputado Federal Luis Miranda (DEM/DF).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.