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Título: Economia e moral no arco de Terâmenes (Hell. 1.1.12 - 2.4.1) : questões político-econômicas na queda do Império Ateniense
Autor(es): Alcântara, Pedro Ivo Souza de
Orientador(es): Sant'Anna, Henrique Modanez de
Assunto: Economia - história
Filósofos
Atenas (Grécia)
História antiga
Política
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 24-Jun-2022
Referência: ALCÂNTARA, Pedro Ivo Souza de. Economia e moral no arco de Terâmenes (Hell. 1.1.12 - 2.4.1) : questões político-econômicas na queda do Império Ateniense. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho propõe recolocar a questão sobre o significado da figura de Terâmenes nas Helênicas de Xenofonte, relacionando a disposição do texto no arco narrativo da personagem Terâmenes (Hell. 1.1.12-2.4.1) a uma hipotética dualidade que imbricaria pensamentos econômico e ético na descrição sobre a queda do Império de Atenas. Por usar a expressão “pensamento econômico”, o artigo faz uma breve recensão de uma parte conhecida da discussão que se convencionou apresentar como dicotomia entre “modernistas” e “primitivistas”, a fim de que se possa fundamentar a caracterização da presente tese como consciente de seu aspecto polêmico. A partir dessa exposição, pretende-se defender que no referido trecho das Helênicas há uma unidade narrativa com dois polos: o da personagem Terâmenes e o das alianças e conflitos de Atenas, que induzem a algumas noções causais sobre a derrocada de Atenas – uma precipuamente econômica, outra precipuamente moral. Em caminho similar ao que percorreu Lisa Kallet ao tratar da questão econômica no que toca a Tucídides, conclui o trabalho que, delimitadas as circunstâncias históricas do autor da narrativa, é possível observar uma dimensão econômica nas Helênicas. Ao destacar essa hipotética dualidade (causalidade econômica e problema moral para a queda de Atenas), defende-se aqui que a personagem Terâmenes é vista não como um “oligarca moderado”, hipoteticamente representada com imagem positiva nos momentos finais de vida, mas como um permanente ator de interesses pessoais que desencadeiam uma “raiva inconsequente”, que não só desestabiliza a democracia ateniense, mas também planta a característica de efemeridade do regime subsequente.
Abstract: This work proposes to revisit the question about the meaning of Theramenes’ image in Xenophon's Hellenica relating the arrangement of the text in the narrative arc of the character Theramenes (Hell. 1.1.12-2.4.1) to a hypothetical duality that would intertwine economic and ethical thinking in the description of the fall of the Athenian Empire. By using the expression “economic thought”, the article makes a brief review of a known part of the discussion that was conventionally presented as a dichotomy between “modernists” and “primitivists”, in order to support the characterization of this thesis as aware of its controversial aspect. Based on this exposition, it’s intended to defend that, in the aforementioned passage from the Hellenica, there is a narrative unity, with two poles, one is the Theramenes’ character and the other is composed by the alliances and conflicts of Athens, which induce some causal notions about the fall of Athens, one of them is primarily economic, the other is primarily moral. In a similar path to the one taken by Lisa Kallet when dealing with the economic issue in Thucydides, our work concludes that, delimited to the historical circumstances of the author of the narrative, it is possible to observe an economic dimension in the Hellenica. By highlighting this hypothetical duality (economic causality and moral problem of the fall of Athens), it is argued that the character Theramenes is seen not as a “moderate oligarch”, hypothetically represented with a positive image in the final moments of his life, but as a permanent actor of personal interests that triggered an “inconsequential rage”, which not only destabilizes Athenian democracy, but also seeds the ephemerality of the subsequent regime.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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