Título: | O perfil do aluno ingressante em um curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública de Brasília |
Outros títulos: | The profile of the student entering a nursing course at a public higher education institution in Brasília El perfil del estudiante que ingressa a um curso de enfermeira em uma institución pública de educación superior em Brasília |
Autor(es): | Castro, Larissa Alves de |
Orientador(es): | Santos, Carla Targino Bruno dos |
Assunto: | Enfermagem - estudo e ensino Estudantes - formação Ensino superior |
Data de apresentação: | 8-Nov-2021 |
Data de publicação: | 23-Jun-2022 |
Referência: | CASTRO, Larissa Alves de. O perfil do aluno ingressante em um curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública de Brasília. 2021. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O perfil do aluno ingressante é uma temática relevante a ser analisada em razão da sua correlação com a manifestação de competências e conhecimentos estudantil. Este estudo tem como objetivo caracterizar o perfil dos alunos ingressantes do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, considerando discentes do primeiro e do segundo semestres dos anos 2018 a 2020. Foi aplicado um questionário virtual com um total de 35 perguntas. A plataforma do Google Drive - Formulários foi utilizada para a obtenção das respostas do questionário, os dados foram avaliados no Excel®, submetidos à análise estatística descritiva. A maior parte dos ingressantes são do sexo feminino (76,4%), com baixa faixa etária – de 17 a 20 anos (82,7%), são solteiros
(97,3%), sem filhos (95,2%), parda (48,8%), concluíram o ensino médio em escola pública (54,3%), moram com os pais (91,3%) e não trabalham (85,2%). O principal motivo para a escolha do curso se resume em afinidade pela área, e suas maiores expectativas estão relacionadas ao aprendizado e realização. O conhecimento do
perfil dos ingressantes de Enfermagem é de grande importância para realização da estrutura curricular, para promover melhorias na organização e atualização dos cursos, procurando aprimorar o processo pedagógico. |
Abstract: | The profile of the incoming student is a relevant topic to be analyzed due to its correlation with the manifestation of student skills and knowledge. This study aims to characterize the profile the students entering the nursing course at the University of Brasília, considering students from the first an second semesters from 2018 to 2020.
A virtual questionnaire with a total of 35 questions was applied. The Google Drive - Plataform was used to obtain the answers to the questionnaire, the data were evaluated in Excel®, submitted to descriptive statistical analysis. The most part the students’ newcomers are females (76,4%), have from 17 to 20 years old (82.7%), are single (97.3%), without children (95.2%), brown (48.8%), completed high school in public school (54.3 %), live with their parents (91.3%) and do not work (85.2%). The main reason for choosing the course comes down to affinity for the area, and their greatest expectations are related to learning and achievement. Knowledge of the profile of nursing students is of great importance for implementing the curriculum, to promote improvements in the organization and updating of courses, seeking to improve the pedagogical process. |
Resumén: | El perfil del estudiante entrante es un tema relevante a analizar debido a su correlación con la manifestación de habilidades y conocimientos del estudiante. Este estudio tiene como objetivo caracterizar el perfil de los estudiantes que ingresan al curso de Enfermería de la Universidad de Brasilia, considerando estudiantes del primer y segundo semestre de 2018 a 2020. Se aplicó un cuestionario virtual con un total de 35 preguntas. Se utilizó la plataforma Google Drive para obtener las respuestas al cuestionario, los datos fueron evaluados en Excel®, sometidos a análisis estadístico descriptivo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.