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Título: Ciberespaço e ciência : cientistas como digital influencers frente às fake news no contexto da Covid-19
Autor(es): Pereira, Romeu Pires
Orientador(es): Bataglia, Murilo Borsio
Assunto: Fake news
Influenciadores digitais
Redes sociais on-line
Covid-19
Ciberespaço
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 23-Jun-2022
Referência: PEREIRA, Romeu Pires. Ciberespaço e ciência: cientistas como digital influencers frente às fake news no contexto da Covid-19. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo abordar o engajamento dos influenciadores digitais da Ciência frente às disseminações das fake news pela rede social Twitter, durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Inicialmente, a pesquisa apresenta uma explanação sobre a digitalização da vida em decorrência do isolamento social, num contexto histórico em que a sociedade migra para redes sociais online. Na sequência, são apresentados os conceitos de ciberespaço e cibercultura, e sociedade em rede com a evolução tecnológica da Internet. Este trabalho também se debruça sobre conceitos de comunidades virtuais e redes sociais on line em decorrência da popularização ao acesso à internet. Por fim, adentra-se no tema específico ao abordar a questão das fake news e pós-verdade e seus impactos para desinformação durante a pandemia,como o engajamento dos influenciadores digitais da Ciência na luta contra a desinformação. Assim são perguntas que esse trabalho pretende responder: o que são fake news, desinformação? Quais os impactos desses comportamentos especificamente na realidade da pandemia? Oque tem sido feito pela própria sociedade ou entidades civis e profissionais pra fazer frente a essas atitudes? Para isso utiliza-se técnica de revisão de literatura sobre tais categorias mencionadas, como o ciberespaço, as ascensões das redes sociais virtuais, além de temas como pós-verdade, fake news. As fakes news, que se propagam pela Internet, revelam-se como um instrumento de disseminação de ódio e negacionismo. Ao final, aponta-se sua relação com o papel central dos influenciadores digitais pelo ciberespaço.
Abstract: This monography aims to address the engagement by Science’s digital influencers infront of the dissemination os fake news by social network Twitter during the Covid-19 pandemic in Brazil. First of all, the research presents an explanation about the dizitalization of life as a result of social isolation, in a historic context which a society migrates to online social networks. In sequence, the concepts of cyberspace and cyberculture are presented, aswell as network society with the technological evolution of the internet. This work also about concepts of virtual communities and online social networks as a consequence of the popularization of internet access. Finally, it enters into the specific theme by adressing the issue of fake news and post-truth and their impacts to disinformation during the pandemic, as a engagement of Science’s digital influencers in the fight against disinformation. So these are questions that this work intends to answer, but what are fake news, disinformation? Which are the impacts of this specifically comportaments in pandemic reality? What has been done by the society itself or civil entites and professionals to face this attitudes? For that the literature review technique is used about such mentioned categories, like the development of cyberspace, the rise of the virtual social networks, besides, of themes about post-truth, fakenews. The fake news, which is propagated by internet, reveals itself as an instrument of dissemination of hate and negationism, in this monography, the central role in studies on digital influencers by cyberspace.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2021.
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Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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