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Título: Linguagem radiofônica e estratégias de imersividade em narrativas sonoras : uma análise do podcast “Archive 81”
Autor(es): Silva, Juliana do Vale
Orientador(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Assunto: Podcast
Radiojornalismo
Linguagem radiofônica
Data de apresentação: 27-Mai-2021
Data de publicação: 21-Jun-2022
Referência: SILVA, Juliana do Vale. Linguagem radiofônica e estratégias de imersividade em narrativas sonoras: uma análise do podcast “Archive 81”. 2021. 87 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A partir do crescimento exponencial do podcasting na segunda década do século XXI, percebe-se um movimento crescente na produção e circulação de narrativas sonoras que proporcionam a imersividade do ouvinte-leitor. Diante desse contexto, a presente pesquisa delimita como seu objeto de estudo a reflexão analítica do podcast Archive 81, uma produção narrativa ficcional de terror dos Estados Unidos. A pergunta de pesquisa que move o trabalho é: como Archive 81 utiliza os elementos da linguagem radiofônica na construção de suas estratégias de imersividade? Metodologicamente, o estudo se aporta na perspectiva da “cultura do ouvir” (MENEZES, 2007) (BAITELLO, 2005) e na noção de “auditoria” (MEDITSCH; BETTI, 2019) para analisar o “conteúdo” (BARDIN, 1997) (MORAES, 1999) sonoro da primeira temporada de Archive 81, composta por dez episódios. Em linhas gerais, como eixos de articulação teórica, a pesquisa coteja os conceitos de “linguagem radiofônica” (BALSEBRE, 1994) (JOSÉ; SERGL, 2015) (KAPLÚN, 2017), dados sobre a produção e o consumo de podcasting (ABPod, 2018; 2019, 2020-2021), a definição de “narrativa” (BARTHES, 2011) e o conceito de (estratégias de) “imersividade”, sobretudo a partir das reflexões e sistematizações de Viana (2018, 2020). Como resultados, ao focar na categorização, descrição e interpretação do uso dos elementos da linguagem radiofônica pelo podcast Archive 81, constata-se a potencialidade destes na construção de narrativas sonoras imersivas, especialmente do tipo audiodrama.
Abstract: With the exponential growth of podcasting in the second decade of the 21st century, there is a growing movement in the production and circulation of sound narratives that provide immersiveness of the listener. In this context, the present undergraduate thesis delimits the analytical reflection of the Podcast Archive 81, a United States’ horror fictional narrative production, as its study subject. The moving question of the research is: how does Archive 81 use the elements of radio language in the construction of its immersiveness strategies? Methodologically, the study is based on the perspective of the “hearing culture” (MENEZES, 2007) (BAITELLO, 2005) and the notion of “audit” (MEDITSCH; BETTI, 2019) to analyze the sound “content” (BARDIN,1997) (MORAES, 1999) within the first season of Archive 81, consisting of ten episodes. In general, as the axes of theoretical articulation, the analysis collates the concepts of “radio language” (BALSEBRE, 1994) (JOSÉ; SERGL, 2015) (KAPLÚN, 2017), data on the productions and consumption of podcasting (ABPod, 2018; 2019, 2020-2021), de definition of “narrative” (BARTHES, 2011) and the concept of (strategies of) “immersiveness”, especially from Viana’s reflections and systematizations (2018; 2020). As a result, when focusing on the categorization, description and interpretation of the use of the elements of radio language by the Archive 81 podcast, it is possible to verify their potential in the making of immersive sound narrative, especially of the audiodrama type.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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