Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31103
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_TiagoFelipeMoreiraSilva_tcc.pdf387,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Monitoramento de artrópodes-praga em pimentão cultivado em ambiente protegido no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Tiago Felipe Moreira
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Plantas - doenças e pragas
Pimentão - cultivo
Agricultura familiar
Distrito Federal (DF) - agricultura
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 21-Jun-2022
Referência: SILVA, Tiago Felipe Moreira. Monitoramento de artrópodes-praga em pimentão cultivado em ambiente protegido no Distrito Federal. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Distrito Federal se destaca na produção de pimentão em cultivo protegido, com produtividade de cerca de 80 ton/ha, bem acima da média nacional, que é de 50 ton/ha. O cultivo é feito nos moldes da agricultura familiar, em pequenas propriedades. No entanto, o pimentão é altamente atacado por artrópodes-praga que causam prejuízos ao longo do cultivo. O manejo dessas pragas é feito geralmente com uso de controle químico, por meio de calendário de aplicação, o que vem causando desequilíbrios no agroecossistema e presença de resíduos nos frutos. As boas práticas agrícolas, com base no manejo integrado de pragas, determina a realização do monitoramento, como forma de estabelecer níveis para embasar a utilização de táticas de controle. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, avaliar as variações populacionais das pragas (tripes e mosca branca) do pimentão a partir do monitoramento populacional e entender a eficiência dessa prática no cultivo de pimentão, sob ambiente protegido, no Distrito Federal. As amostragens foram feitas semanalmente, monitorando com uma lupa entomológica as armadilhas, folhas, flores e frutos de pimentão. Foram utilizadas armadilhas adesivas (12cm x 12cm) amarelas e azuis, instaladas de forma intercalada e espaçadas entre 2,5m. Analisando os dados do experimento, observou-se no início do experimento a presença de insetostripes e mosca-branca. O monitoramento de pragas demonstrou épocas com nível de controle indicando necessidade de controle em campo para tripes. Para mosca-branca não foi observado nível de controle durante o período do experimento. Concluiu-se que, por meio do monitoramento, é possível desenvolver controle efetivo do nível populacional dos insetos, indicando o momento certo de utilizar defensivos agrícolas e diminuindo significativamente o número de aplicações, importante para o custo benefício da cultura do pimentão e a segurança alimentar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.