Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MatheusVieiraNogueira_tcc.pdf831,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Movimentos sociais, neoliberalismo e saúde mental : a atuação do MNLA na manutenção dos direitos das pessoas com transtornos psíquicos
Autor(es): Nogueira, Matheus Vieira
Orientador(es): Souza, Deywisson Ronaldo Oliveira de
Assunto: Movimentos sociais
Neoliberalismo
Saúde mental
Luta antimanicomial
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 21-Jun-2022
Referência: NOGUEIRA, Matheus Vieira. Movimentos sociais, neoliberalismo e saúde mental: a atuação do MNLA na manutenção dos direitos das pessoas com transtornos psíquicos. 2021. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho busca contribuir para os estudos existentes sobre a relação entre movimentos sociais e o neoliberalismo. Cada vez mais, o pensamento neoliberal tem impactado de diferentes formas na construção e aplicação de políticas públicas de saúde mental, refletindo na reestruturação de direitos civis e constitucionais (SOARES, 2000; SILVA;RUIZ, 2020). Uma das modificações mais visíveis refere-se à reformulação do tamanho do Estado que se encontra cada vez menor, cedendo espaço para que o mercado regule os campos da saúde pública (MENEZES; MORETTI; REIS, 2019). Desse modo, as políticas de saúde foram modificadas, afetando os serviços de saúde público brasileiro e consequentemente os usuários. O contexto neoliberal mistura a racionalidade pública à lógica privatista, criando uma inserção desse pensamento na saúde pública desde o estabelecimento à aplicação (PEREIRA, 2019). Sabendo disso, os movimentos sociais se mostram relevantes para construção de uma frente de oposição as novas mudanças que estão ocorrendo no setor da saúde pública. O movimento social escolhido para representação dessa relação foi o MNLA. Esse movimento pode ser descrito como um movimento de amplitude nacional, formado por usuários, familiares e trabalhadores, cujo o objetivo é ampliar a representação das pessoas com algum transtorno mental, dando protagonismo para essa população. Não somente, atua como um movimento que busca reavaliar as formas de tratamento em saúde mental. O MNLA relembra a necessidade de que todo cidadão tem direito fundamental à liberdade, a vida em sociedade e ao tratamento de saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política (IPOL), 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.