Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GuilhermeLucasDosSantosCapanema_tcc.pdf4,22 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPena, Luiz Carlos Spiller-
dc.contributor.authorCapanema, Guilherme Lucas dos Santos-
dc.identifier.citationCAPANEMA, Guilherme Lucas dos Santos. Turismo criativo e transformação territorial: o processo de ressignificação do Setor Comercial Sul de Brasília. 2022. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO Setor Comercial Sul de Brasília possui uma localização privilegiada na área central da capital brasileira, além de características que favorecem o lugar a ser uma referência local de convergência da população brasiliense, assim como planejado por Lúcio Costa. Contudo, durante sua existência, este território passou por diversas fases, sendo marcado por um grande período de decadência que resultou em uma imagem estigmatizada de um lugar inseguro e abandonado. Nos últimos anos, diversas iniciativas vêm desenvolvendo projetos nos segmentos de cultura e turismo criativo, visando manter o território movimentado diuturnamente e ressignificar a imagem do setor por meio de um olhar afetivo. Desta forma, esta pesquisa busca compreender o papel das atividades culturais e de Turismo Criativo para a ressignificação da imagem do Setor Comercial Sul de Brasília/DF a partir das ações realizadas pelo No Setor por meio do projeto SCS Tour. Para a análise, foi escolhido o estudo de caso como forma de investigação, utilizando para coleta de dados da observação participante e de consultas a documentos internos do projeto SCS Tour e às avaliações na página da iniciativa na plataforma TripAdvisor. A partir das informações obtidas, foi possível concluir que as atividades culturais e de Turismo Criativo têm tido muita importância no processo de ressignificação do Setor Comercial Sul, pois além de levarem fluxo de pessoas em horários não-comerciais, são capazes de gerar o senso de pertencimento a partir de uma perspectiva diferente de interpretação do território.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSetor Comercial Sul (DF)pt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - turismopt_BR
dc.titleTurismo criativo e transformação territorial : o processo de ressignificação do Setor Comercial Sul de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T11:21:57Z-
dc.date.available2022-06-21T11:21:57Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31078-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Setor Comercial Sul of Brasilia has a privileged location in the central area of the Brazilian capital, in addition to characteristics that favor the place to be a local reference of convergence of the population of Brasilia, as planned by Lúcio Costa. However, during its existence, this territory went through several phases, being marked by a long period of decay that resulted in a stigmatized image of an unsafe and abandoned place. In recent years, several initiatives have been developing projects in the segments of culture and creative tourism, aiming to keep the territory busy on a daily basis and resignify the image of the sector through an affective look. Thus, this research seeks to understand the role of cultural activities and Creative Tourism for the re-signification of the image of the Setor Comercial Sul of Brasília/DF from the actions undertaken by No Setor through the SCS Tour project. For the analysis, the case study was chosen as a form of investigation, using for data collection participant observation and consultation of internal documents of the project SCS Tour and the reviews on the initiative's page on the TripAdvisor platform. From the information obtained, it was possible to conclude that the cultural activities and Creative Tourism have been very important in the process of re-signification of the Setor Comercial Sul, because besides bringing people flow in non-commercial hours, they are able to generate the sense of belonging from a different perspective of interpretation of the territory.pt_BR
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.