Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ThaisFonsecaCruz_tcc.pdf497,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasileiros no vale do silício : um estudo sobre a migração qualificada brasileira
Autor(es): Cruz, Thais Fonseca
Orientador(es): Festi, Ricardo Colturato
Assunto: Migração
Qualificações profissionais
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: CRUZ, Thais Fonseca. Brasileiros no vale do silício: um estudo sobre a migração qualificada brasileira. 2002. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A migração brasileira para os Estados Unidos não é recente, sendo intensificada a partir da década de 80, especialmente para os estados da Flórida e Massachusetts. As pesquisas sobre o tema têm tidocomo foco as dificuldades dessa condição migratória não documentada e, por consequência, a inserção no mercado de trabalho de baixa qualificação. Contudo, não é o único perfil de migrantes brasileiros, e o estudo é o resultado da análise sobre a migração qualificada de brasileiros para o Vale do Silício, considerado um dos maiores centros tecnológicos do mundo. Esse fluxo de migrantes foi analisado a partir de dez entrevistas em profundidade com brasileiros com vínculo empregatício ou educacional na mesma área de formação, residindo na região. As interrogações iniciais dessa pesquisa foram resultado da experiência enquanto estudante da Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante um programa de mobilidade estudantil, no segundo semestre de 2019. Inicialmente, é feita uma contextualização sobre o histórico migratório brasileiro e a definição da migração qualificada a partir do perfil dos entrevistados. Para este estudo, a migração qualificada é definida como a mobilidade de pessoas com sólida formação acadêmica e experiência profissional com acesso a este mercado de trabalho no país de chegada através do reconhecimento legal para tal. Uma questão a ser destacada é que este grupo percebe a migração como forma de investimento para o futuro, sem a expectativa do retorno imediato. Sendo assim, diferencia-se também do perfil tradicional migratório brasileiro que, pela expectativa de melhores condições materiais de vida, eles estão dispostos a trocar certas posições sociais ocupadas. A condição de migrante é colocada em questão pela análise da inserção social do grupo por meio dos condicionantes sociais de etnicidade e raça. A segunda parte é a compreensão do fenômeno da mobilidade de pessoas qualificadas a partir da decisão de migrar relacionada à percepção dos brasileiros sobre este centro atrativo, o Vale do Silício, e a influência de vínculos e comunidades profissionais e redes pessoais de família.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.