Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31060
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AmandaFortalezaBrandesDeSouza_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da criação do Tribunal Regional Federal da 6ª região - TRF 6
Autor(es): Souza, Amanda Fortaleza Brandes de
Assunto: Poder Judiciário
Projetos de lei
Minas Gerais (MG)
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 20-Jun-2022
Referência: SOUZA, Amanda Fortaleza Brandes de. Análise da criação do Tribunal Regional Federal da 6ª região - TRF 6. 2021. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF 6), por meio da aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei n. 5.919/2019. O TRF 6 está previsto para ser criado a partir de um desmembramento do TRF 1, tendo jurisdição apenas em Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte. O Projeto é de autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por encaminhar para o Poder Legislativo propostas sobre a estrutura e organização do Poder Judiciário Federal. Com isso, foram realizadas duas modalidades de análise: i) análise de dados textuais; e ii) análise de dados estatísticos. Na primeira etapa, analisando a justificativa do texto encaminhado pelo STJ, por meio do software Iramuteq, os resultados apontaram uma ausência de correlação entre aumento orçamentário e a criação de outro Tribunal. Na segunda etapa, foram utilizados os dados disponíveis nos sítios institucionais da Justiça, para verificar as afirmativas do projeto de lei e dos pareceres aprovados nas Casas Legislativas sobre o volume processual superior de Minas Gerais em relação aos demais Estados-membros. Os resultados sugerem que, de fato, há necessidade de reestruturar a Justiça Federal, todavia a conjuntura processual de outros estados e outros Tribunais Regionais Federais não é satisfatória e tem condições piores comparadas com as de Minas Gerais. A pesquisa procurou colaborar com o debate sobre a estrutura do Poder Judiciário e como se deu o processo decisório para a criação de outro órgão público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.